Nota

Nota de solidariedade às famílias despejadas na ocupação Brasil 21, em Cuiabá (MT)

Famílias foram despejadas de forma truculenta; pelo menos 300 crianças estão desabrigadas
Foto: Reprodução

Da Página do MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Estado de Mato Grosso vem a público manifestar solidariedade às famílias da Ocupação Brasil 21 que foram despejadas de forma truculenta e cruel, nesta segunda-feira (11), de local próximo ao Contorno Leste, em Cuiabá. O local vem sendo ocupado por famílias que se encontram em extrema vulnerabilidade social, incluindo mais de 300 crianças, mães solos, estrangeiros/as, idosos/as e gestantes, que não possuem assistência de programas sociais de moradia.

O MST repudia o despejo das famílias, com o uso de força desproporcional, por entidades do Poder Público, através da Polícia Militar do Estado. Essa ação violenta caracteriza uma falta de humanidade com as famílias e, principalmente, o desrespeito à Constituição Federal, que garante que todos têm direito à moradia, que é um direito fundamental. Vivemos atualmente com índices crescentes de miséria e de fome em nossa sociedade, o que torna essa desocupação ainda mais reprovável.

O MST estará sempre junto na luta contra a criminalização dos movimentos sociais e contra a marginalização dos trabalhadores que lutam por seus direitos.

Por fim, reafirmamos o nosso compromisso com a luta em defesa da vida e em defesa da justiça social, pautado em valores humanos e não em valores comerciais. Reafirmamos a luta em defesa da Reforma Agrária Popular e em defesa do direito à moradia digna para todos os trabalhadores.

POR RESPEITO E MORADIA DIGNA!

MORADIA É DIREITO DE TODOS! 

Cuiabá, 12 de março de 2024