Esporte

Assentamentos e acampamentos iniciam jogos da 3ª edição da Copa da Reforma Agrária, no Ceará

Copa da Reforma Agrária no Ceará une esporte e agricultura familiar camponesa em evento de destaque
Foto: Aline Oliveira

Por Aline Oliveira
Da Página do MST

Na tarde deste domingo (17), foi realizada a abertura oficial dos jogos da 3ª edição da Copa da Reforma Agrária. O evento ocorreu no Estádio Municipal Juvenal Melo, em Crateús, no Ceará e teve início às 15:30.

A atividade começou com uma mística destacando o esporte como ferramenta de luta política e também o apoio do MST ao povo Palestino. Em seguida, ocorreu o ato político de abertura, que contou com a presença do deputado estadual, Missias do MST; do Secretário Executivo de Fomento Produtivo e Agroecologia, Pedro Neto, representado o Governador do estado, Elmano de Freitas. Também participaram o coordenador de desenvolvimento do esporte da Secretaria do Esporte do Ceará, Roberto Cesar; o Superintende do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do estado, Erivando Santos, além de militantes, dirigentes, representantes das 150 equipes que compõe a copa, amigos do MST, famílias assentadas, acampadas e a população de Crateús e região.

Foto: Manoel Marquez

Na ocasião, também ocorreu a entrega dos uniformes, bolas, redes, bonés e banners com a identidade visual da Copa e da Feira da Reforma Agrária para todas as equipes que participam da Copa. Além disso, foram realizados dois jogos: um masculino e um feminino, valendo na competição e um jogo entre MST e os amigos do Movimento.

Fotos: Aline de Oliveira

Esse ano, além dos jogos, também acontece a Feira da Reforma Agrária, com produtos vindos dos assentamentos e acampamentos. A Copa e Feira da Reforma Agrária é uma realização do Governo do Estado do Ceará, através da Secretária de Esporte, com a execução da Associação de Cooperação Agrícola do Estado do Ceará e conta com o apoio do Movimento dos Trabalhadores /as Rurais Sem Terra (MST).

Foto: Manoel Marquez

A Copa e Feira da Reforma Agrária, que tiveram início em dezembro de 2023, contam com a participação de aproximadamente 3.500 atletas, e abrange mais de 40 municípios, contemplando as cinco regiões do Estado do Ceará.

Para Gene Santos, da coordenação do MST no estado, afirma que a Copa e a Feira da Reforma Agrária, representam um dos maiores eventos esportivos do Brasil, envolvendo assentamentos e acampamentos do MST. “Então hoje, na abertura dos jogos é momento de celebrar e parabenizar todo povo Sem Terra do Ceará que tive a coragem de ir para luta e garantir, junto ao governo do estado essa grande conquista que é a Copa e Feira da Reforma Agrária”.

Na ocasião, Santos também destaca que a copa e feira integram as celebrações e conquistas do Movimento Sem Terra no ano que a organização completa 40 anos de existência e resistência. “Durante esses 40 anos o Movimento já avançou muito, mas nós temos que continuar resistindo, persistindo para que a a gente possa na luta de classes continuar fazendo mais gols, conquistando mais vitórias e dentre elas derrotar, principalmente o agronegócio desse país e fazer a Reforma Agrária vencer. Nesse sentido, a Copa e Feira fazem parte dessa grande ação do MST vinculado aos nossos objetivos que é a transformação da sociedade”.

Fotos: Aline Oliveira

Roberto Cesar, coordenador de desenvolvimento do esporte da Secretaria do Esporte do Ceará destaca que é com muita alegria que ele participa da abertura oficial da Copa e Feira da Reforma Agrária no Ceará. “Esse é o terceiro evento desta natureza que ocorre desde de 2019, numa parceira da SESPORTE com o MST, e vem nesse sentido de usar o esporte como ferramenta de cidadania, de inclusão social. É o resultado de uma demanda do MST para envolver a juventude, os acampados e assentados, com o esporte para através dele promover a transformação social na sociedade”.

Foto: Aline de Oliveira

Neste contexto, a atleta Karol Araújo, do time feminino da escola Francisco Barros, reitera a importância da Copa como uma iniciativa crucial na promoção da igualdade de gênero. “A Copa e Feira da Reforma Agrária representam uma oportunidade importante de inclusão para as mulheres em um espaço historicamente dominado pelos homens, rompendo com a exclusão e o machismo que permeiam o mundo do futebol”.

A terceira edição da Copa da Reforma Agrária foi lançada durante o 34º Encontro Estadual do Movimento Sem Terra no Ceará, no dia 16 de dezembro do ano passado, no Clube Cofeco em Fortaleza. O evento segue por todo o primeiro semestre de 2024, com as fases municipal, regional e a final, prevista final do semestre.

*Editado por Solange Engelmann