Formação Política

Curso de Realidade Brasileira tem aula inaugural sobre a formação do povo brasileiro, em SP

Curso é organizado pela PUC-SP, ENFF e movimentos sociais
Foto: Priscila Ramos.

Por Vinicius Braga
Para Página do MST

Começou neste sábado (16), a edição de 2024 do Curso de Realidade Brasileira (CRB), oferecido pela Universidade Católica de São Paulo (PUC) de São Paulo. A formação teve a aula inaugural com o tema sobre a formação do povo brasileiro, ministrada pela antropóloga e professora universitária, Bernadete Castro.

O Curso de Realidade Brasileira é realizado pela PUC-SP, em parceria com a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Brasil Popular, Levante Popular da Juventude, Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), Rede de Cursinhos Populares Podemos e os Comitês Populares.

De acordo com Bernarde, o curso é uma importante contribuição no entendimento do que é o nosso país. “Esse primeiro módulo, que é dado a partir de Darcy Ribeiro, contempla vários aspectos da formação do povo brasileiro e que se relaciona com outros pensadores importantes, como o Clóvis Moura, o Florestan Fernandes e tantos outros. Ele desencadeia uma preocupação de entender do ponto de vista não apenas da luta de classes, político, mas principalmente dos aspectos culturais e simbólicos, presentes na cultura brasileira e que ajudam a pensar o Brasil até aqui, além das possibilidades para a construção do Brasil que queremos”, explica.

Em seu segundo ano consecutivo de realização, o CRB reafirma a parceria entre os movimentos sociais e a PUC. Entre os professores/as confirmadas para as atividades nos próximos meses estão: Sílvio Almeida (Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania do Governo Lula), João Pedro Stédile (Economista e Coordenação Nacional do MST), Michael Lowy (Sociólogo e Professor), Juliane Furno (Economista e Professora da Uerj) e Pastor Henrique Vieira (Pastor e Deputado Federal).

Este novo ciclo de formações envolverá a participação de 220 participantes selecionados, e ocorre no penúltimo sábado de cada mês, até novembro deste ano.

Para saber mais, basta acessar o perfil do Instagram @crb.sp, onde além das informações sobre o curso, também serão divulgados os conteúdos segmentados e informativos sobre as aulas ao longo do ano, dando oportunidade para quem não conseguiu se inscrever de também ter acesso a parte dos temas abordados.

*Editado por Solange Engelmann