Reforma Agrária Popular

INCRA libera 5,9 milhões para construção de casas em assentamentos da Bahia

Famílias Sem Terra recebem recursos no Assentamento Jaci Rocha, no Extremo Sul do estado, em evento com presidente do Incra
Foto: Daniel Violal

Da Página do MST

Neste domingo (17), as famílias Sem Terra dos assentamentos Jaci Rocha e Antônio Araújo, no extremo sul da Bahia, receberam uma notícia que traz esperança e melhoria de vida. O Presidente Nacional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), César Aldrighi, anunciou a liberação de 5,9 milhões de reais para a construção de casas nos assentamentos da região.

O evento, que aconteceu no assentamento Jaci Rocha, município de Prado, contou com a presença de diversas autoridades e lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Na ocasião, foram entregues 42 títulos de propriedade no assentamento Jaci Rocha, um passo importante para a garantia da segurança jurídica das famílias beneficiadas.

O deputado Valmir Assunção, presente no evento, destacou a importância desse apoio do Incra. “Agradeço e parabenizo o presidente do Incra por atender nosso pedido de vir à entrega dos títulos no assentamento Jaci Rocha. Esses recursos representam mais do que dinheiro, são a realização de um sonho para muitas famílias”.

Foto: Daniel Violal

Os recursos liberados pelo Incra fazem parte de um montante de mais de 8,1 milhões de créditos que serão destinados aos assentamentos Jaci Rocha e Antônio Araújo, beneficiando diretamente centenas de famílias que lutam por melhores condições de vida e pela reforma agrária no país.

Lucinéia Durães, da Coordenação Nacional do MST, ressaltou a importância da luta pela reforma agrária: “A única forma de se fazer Reforma Agrária é lutando e ocupando. Estamos recebendo mais este título, momento de alegria e devemos festejar mais esta grande conquista. Isso serve de combustível para quem está acampado e para quem está passando fome, de ir para as ruas fazer trabalho de base e trazer estas pessoas para debaixo da lona e ter esperança de um dia ter um pedaço de terra e viver com dignidade”.

O Presidente Nacional do Incra, em seu discurso, agradeceu o apoio do MST e reforçou o compromisso do órgão com a reforma agrária no país: “Quero agradecer a cada companheiro e companheira por nos receberem com tanta esperança nos olhos. Estamos aqui porque o MST não teve dúvida de eleger o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para retomar a democracia no nosso país”.

O Incra, cumprindo seu papel de promover a reforma agrária, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento rural e a garantia de direitos das famílias do campo.

Foto: Daniel Violal

*Editado por Fernanda Alcântara