Assentamento Che Guevara

Em decisão arbitrária, Tarcísio de Freitas muda nome de assentamento no interior de São Paulo

O assentamento é fruto da ocupação de terras no Pontal do Paranapanema no início da década de 1990, e hoje conta com 46 famílias vivendo da agricultura familia.
Produção de Alimento no Assentamento Che Guevara. Foto: Diógenes Rabello

Por Coletivo de Comunicação do MST no Pontal do Paranapanema
Da Página do MST

Através da Portaria 25/2024, publicada na manhã de hoje, a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP) resolveu alterar o nome do Assentamento Che Guevara, localizado no município de Mirante do Paranapanema, interior de São Paulo, decisão autoritária e antidemocrática tomada por parte do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) a fim de descaracterizar o histórico da luta pela terra na região do Pontal do Paranapanema.

A formação do Assentamento Che Guevara é fruto de uma ocupação de terras realizada pelo MST no dia 1 de novembro de 1991, com mais de 200 famílias de trabalhadores e trabalhadoras oriundos de cidades do interior de São Paulo e do Paraná, tendo a definição de assentamento provisório logo em 1992 e a homologação definitiva em 1994, resultando em um histórico de 30 anos da formação deste assentamento.

Atividade de formação sobre o tema Mulheres Assentadas. Foto: Diógenes Rabello

Para Felinto Procópio, conhecido pela comunidade como Mineirinho, assentado no Assentamento Che Guevara, “todos foram tomados de surpresa com essa notícia, desta arbitrariedade do governo do estado de São Paulo partindo do Diretor Executivo do Itesp. Nós vemos todos, aqui no assentamento, que é uma disputa ideológica por parte do governo do Estado que, nesse processo aí de titularização, não vai querer dar título para um assentamento com o nome de Ernesto Che Guevara. Nós queremos reafirmar a nossa disposição de luta, as famílias estão aqui todas indignadas, com disposição de nós lutar e resistir para que seja revogado esse decreto e que continue o assentamento com o nome escolhido pelas famílias assentadas no seu processo de luta pela terra. Primeiro porque esse nome é um nome que já pertence ao assentamento, já pertence à história do assentamento, segundo que ninguém foi consultado, nenhuma das famílias foi consultada da intenção do governo do Estado de mudar o nome. Então, estamos pedindo a atenção de todos os aliados da Reforma Agrária a atenção para este fato”. 

Atividade de formação sobre tema Questão Ambiental. Foto: Diógenes Rabello

Che Guevara foi um revolucionário que ajudou a construir a história da América Latina, sobretudo pela sua atuação política em favor da libertação dos trabalhadores em Cuba. Che é precursor de lutas socialistas e símbolo de organização de massas pela mudança da realidade de exploração sob a qual os mais pobres vivem. Enfrentou radicalmente as mazelas do mundo capitalista, constituindo-se num dos principais dirigentes da construção de uma sociedade comunista. É com base nessas ideias que as famílias de trabalhadores e trabalhadoras sem terra possuem identificação política com o legado de Che Guevara, que inspirou a nomeação do assentamento logo e inspira a luta pela continuidade da melhores condições de vida no campo até os dias de hoje. 

Conheça mais histórias de inspiração do revolucionário cubana na formação de outros assentamentos rurais do Brasil clicando aqui.

Letreiro da entrada do Assentamento. Foto: Diógenes Rabello

*Editado por João Carlos