Nota de Pesar

MST se despede de Zé Felix, amigo e referência na luta camponesa

Sua trajetória política em cargos públicos foi marcada pelo compromisso com o povo e o compromisso inegociável com a Reforma Agrária

Da Página do MST

É com profunda tristeza e pesar que nos despedimos de José Félix Soares Leite, uma figura extraordinária que dedicou sua vida à luta incansável pelos direitos humanos e pela justiça social. Enquanto nos despedimos de Zé Félix neste dia de luto para os trabalhadores e trabalhadoras do Tocantins, também encontramos espaço para renovar nossa esperança, pois sabemos que seu legado de luta e determinação permanecerá vivo em cada um de nós.

José Felix. Foto: Foto: Divulgaçãp/Secom Wanderlândia

Ao longo de sua vida, José Félix demonstrou um compromisso inabalável com as causas sociais, desde seus dias como companheiro de luta de Padre Josimo, até sua atuação como presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Wanderlândia e dirigente do MST e Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST). Sua trajetória política, marcada por cargos como vereador, prefeito e secretário, reflete sua determinação em servir ao povo e promover mudanças significativas em sua comunidade e o compromisso inegociável com a Reforma Agrária.

Assim como a Páscoa nos lembra da ressurreição e do renascimento, que este momento de despedida nos inspire a continuar a luta, a construir o novo, a fazer brotar esperança nos corações desolados pela injustiça. Que o legado deixado por nosso companheiro seja a semente que germinará em um futuro de igualdade e fraternidade.

Que a luz da ressurreição, simbolizada pela Páscoa, ilumine este caminho de dor, transformando-o em força e perseverança. Que possamos, juntos, carregar a bandeira da Reforma Agrária, honrando a memória e o sacrifício daqueles que se foram, mas cujas vozes continuam a ressoar em cada luta, em cada verso de rebeldia.

“Aos que vierem depois de nós”, será lembrado como um farol a guiar nossos passos no caminho da justiça. Assim, despedimo-nos de você, sabendo que sua presença continuará a inspirar e guiar aqueles que lutam por um mundo mais justo e humano.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST
31 de março de 2024, Tocantins