Futebol e Democracia

MST participa de inauguração da rua Dr. Sócrates, em Paris, em defesa da democracia

Raí e representantes do MST se juntam a políticos franceses e brasileiros para homenagear o ex-jogador e defender valores democráticos
Foto: Comunicação do MST

Da Página do MST

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, ou apenas “Dr. Sócrates”, além de ser um dos maiores jogadores de futebol da história do Brasil, foi também um ícone na defesa da democracia e dos direitos humanos. Conhecido não apenas por sua habilidade dentro de campo, mas também por sua postura e engajamento fora dele, Sócrates foi uma figura central durante um dos períodos mais turbulentos da história política brasileira.

Agora, seu legado de lutas também estarão em território francês, já que no último sábado (30) houve a inauguração da rua Dr. Sócrates em Saint-Ouen, perto de Paris, no sábado (30). O evento contou com a presença do prefeito, prefeito Karim Bouamrane, de Raí, ex-jogador do São Paulo, PSG e Seleção Brasileira e irmão do Dr. Sócrates, além de políticos franceses e brasileiro e uma delegação de militantes do MST, artistas e familiares do ex-jogador do Corinthians.

Foto: Comunicação do MST

“Esse momento representa a memória de um grande jogador e defensor da democracia em um momento em que nossa democracia está ameaçada e as ideias fascistas ganham força no mundo.
E este ato ser realizado na Vila Olímpica tem um símbolo de resistência para futebol, pois atletas de outras modalidades do mundo terão a oportunidade de reconhecer o grande jogador brasileiro e suas ideias por justiça social e defesa da democracia”, afirma Neidinha Lopes, do MST no Ceará.

Neidinha esteve no ato e ressaltou ainda como as áreas dos alojamentos que estão sendo desenvolvidas serão necessárias pois, além de servir de alojamento para os atletas durante os Jogos Olímpicos, também serão disponibilizados para moradia social à população mais pobre da França.

Em seu discurso, Raí destacou que as ideias de democracia e justiça defendidas por Sócrates permanecem relevantes. O evento também foi marcado pela cobrança para que atletas se posicionem pela democracia.

A relação entre França e Brasil em relação à democracia passa até hoje por debates significativos. Enquanto na França a Revolução Francesa de 1789 foi um marco na luta pela democracia e inspirou movimentos semelhantes em todo o mundo, no Brasil relembramos 60 anos do golpe de 1964, um dos episódios mais obscuros do país, no mesmo final de semana do ato, relembrando a importância da luta por democracia até os dias atuais.

“A história de Sócrates irá inspirar a sociedade francesa pelo futebol e por defender uma sociedade justa e igualitária. Assim como o MST, nesses 40 anos, tem se inspirado na trajetória do atleta, entendendo que futebol também tem a ver com política, a ponto de fazer reconhecer o legado de Sócrates ao construir um campo de futebol em a ENFF e dar o nome do jogador em homenagem”, concluiu Neidinha.