Agroecologia e Saúde

Encontro de assentados da Reforma Agrária debate Saúde Popular e Agroecologia em SP

A atividade é uma parceria entre MST em São Paulo, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e será realizada em Martinópolis, no interior do estado.
Foto: Diógenes Rabelo

Por Coletivo de Comunicação do MST em São Paulo
Da Página do MST

Neste final de semana, entre os dias 5 e 7 de abril, acontecerá o Encontro Estadual de Saúde e Agroecologia, evento que deverá reunir cerca de 50 assentados e militantes do MST de várias regiões do estado de São Paulo. Será realizado na Casa de Formação e Lazer da Diocese de Presidente Prudente, no município de Martinópolis, região do Pontal do Paranapanema.

O objetivo do Encontro é promover um espaço de formação voltado para os temas da saúde popular, plantas medicinais, práticas agroecológicas, enfrentamento às violências de gênero e políticas públicas no campo da saúde. Para isso, serão realizados espaços de debate, oficinas e atividades culturais.

Para Simone Tomás, da Direção Estadual do MST em São Paulo, “esse Encontro é importante em vários sentidos. É um Encontro onde nós vamos debater o tema da conjuntura, vamos tratar da questão dos arranjos produtivos das plantas medicinais, também vamos discutir a questão das políticas públicas em saúde, além das experiências práticas das oficinas. E também será um balanço e encerramento de  um ciclo de atividades que a gente vem desenvolvendo desde o ano passado em parceria com a Fiocruz e a UFSCar, com várias atividades que a gente teve em algumas regiões do estado de São Paulo, no campo da agrofloresta, agroecologia e das plantas medicinais. E, a partir disso, abrir um novo ciclo de atividades para o próximo período do ano de 2024. Será, então, também uma atividade de estudo e planejamento do Setor de Saúde do MST”.

Foto: Divulgação do MST em São Paulo

A iniciativa do Encontro nasce nas articulações políticas que o MST vem construindo com as universidades para potencializar as pautas ligadas à luta pela terra e pela Reforma Agrária Popular. Assim, ele se constrói a partir da ação coletiva entre MST em São Paulo, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Também estão no apoio à realização dessa atividades a Diocese de Presidente Prudente, o Centro de Estudos em Educação, Trabalho, Ambiente e Saúde (Coletivo CEETAS de Pesquisadores), vinculado à Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente (FCT/UNESP), e a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

Foto: Daniela Ferreira
Foto: Helber Guedes