MST 40 anos

MST é homenageado na câmara municipal em Goianá (MG)

Moção de aplausos promovida pela vereadora contou com representantes de parlamentares no âmbito estadual e federal
Foto: Dowglas Silva

Por Setor de comunicação MST em MG
Da Página do MST 

Durante ato de filiação da vereadora Aline Flausino ao Partido dos Trabalhadores (PT) na última quarta-feira (03), em Goianá-MG, a mesma aproveitou a oportunidade e realizou uma moção de aplausos ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

“Solicitamos a todos os nobres edis desta casa que reconhecessem a luta do Movimento Sem Terra nesses 40 anos. Desde 1984 que o MST é o maior movimento organizado da América Latina, sempre lutando por justiça e igualdade social”, disse Aline.

A vereadora salienta ainda a importância do Movimento para o progresso e economia do município. “Aqui dentro do nosso município são 14 anos, e a gente sabe de todo o desenvolvimento que foi trago para dentro de Goianá com as famílias chegando, com a recuperação de vários comércios que aqui iriam até fechar e o Movimento conseguiu trazer esse desenvolvimento ao município, a gente não podia deixar de reconhecer”

Carolina Rodrigues, da direção estadual do MST, reforça a importância do movimento na defesa dos bens comuns e na luta por acesso a melhores condições de vida do povo brasileiro, que perpassa não só com acesso à terra, mas também, cultura, saúde, infraestrutura, educação, entre outros.

“Para nós, o Movimento não é qualquer coisa, nós queremos uma terra boa para trabalhar nela, para recuperar ela. Temos o nosso Plano Nacional [Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis], e estamos nessa tarefa de recuperar essa riqueza de água que tem na região, de pensar a terra numa relação mais harmoniosa a partir dos princípios da agroecologia. Nós temos muita terra na região e precisamos dividir para quem quer trabalhar nela.”

Estiveram presentes no ato a deputada federal Ana Pimentel (PT), representantes dos mandatos do estadual Betão (PT) e Leninha (PT), vereadores e pré candidatos da região, além dos assentados e comunidade local que apoia a candidata e aqueles que reconhecem o papel que a reforma agrária cumpre perante a sociedade e desenvolvimento do município.

Foto: Dowglas Silva

Durante sua fala, a deputada federal Ana Pimentel (PT) reforçou a importância da data de filiação da vereadora no atual contexto e a relação com o movimento na defesa de direitos de todo o povo brasileiro. “É muito simbólico fazer o ato da Aline essa semana, a gente começou a segunda-feira (01) com a Marcha pela Democracia em Juiz de Fora, estamos completando essa semana 60 anos do golpe da ditadura Militar no Brasil […] O movimento MST e o Partido dos Trabalhadores, tem esse encontro na história defendendo a democracia, pois democracia é ter direito a terra, a comunicação, saúde, educação, a gente produz no campo, democracia é ter acesso a tudo que a gente produz em sociedade.”

O ato de filiação da vereadora Aline ao PT, única mulher negra atualmente que ocupa o cargo, e a seção em homenagem aos 40 anos do Movimento aconteceu na câmara municipal de Goianá, e traz inúmeros apontamentos sobre o novo modelo de sociedade que o Movimento constrói cotidianamente: por mais representatividade, paridade de gênero, qualidade de vida e desenvolvimento.

Seguiremos em Luta, por acesso à Terra, Reforma Agrária Popular e por um novo modelo de sociedade pautado na vida.