Ocupar Para Alimentar

Em Jornada de Lutas, MST ocupa fazenda em Agudos, interior de São Paulo

Sem Terra reivindicam que as terras públicas sejam destinadas para as famílias acampadas há anos na região
Foto: Matheus Faustino Constante

Por Coletivo de Comunicação do MST em São Paulo
Da Página do MST

A segunda-feira amanheceu com mais uma ocupação na região de Bauru (SP). Cerca de 300 famílias fincaram a bandeira na fazenda Globo Suinã, localizada no município de Agudos, ação faz parte da Jornada Nacional em Defesa da Reforma Agrária.

A área, de aproximadamente 850 hectares, faz parte do Núcleo Colonial Monções e está ilegalmente arrendada para a Usina Zilor Lorenzetti, que tem sede em Lençóis Paulista. O MST reivindica que as terras, que são públicas, sejam destinadas para as famílias acampadas há anos na região e que nelas possam produzir comida para alimentar a população.

Foto: Matheus Faustino Constante

O Núcleo Colonial Monções é um aglomerado de terras adquiridas pelo governo federal em 1909, para fins de colonização, mas desde a década de 1930 essas áreas estão sendo exploradas de forma irregular por grandes grupos econômicos.

Embora as terras do Núcleo Colonial Monções já tenham sido comprovadas como públicas e parte destinada para a formação do assentamento Zumbi do Palmares, no município de Iaras, onde moram 437 famílias, ainda existem em torno de 40 mil hectares sendo grilados por empresas, inclusive estrangeiras.

O MST segue em luta reafirmando que a terra pública deve ser destinada à Reforma Agrária e à produção de comida.

*Editado por Fernanda Alcântara