Abril de Lutas

Com artistas e apoiadores, MST realiza Sarau no Dia da Luta pela Terra em São Paulo

Atividade ocorre nesta quarta-feira (17), dia que marca os 28 anos do Massacre de Eldorado do Carajás

Da Página do MST

Celebrando o Dia da Luta pela Terra, o MST realiza nesta quarta-feira (17) um Sarau reunindo artistas, amigos e apoiadores da luta pela Reforma Agrária. A atividade que será realizada a partir das 18 horas, no Galpão Cultural Elza Soares (Alameda Eduardo Prado, 474), no bairro Campos Elíseos, em São Paulo (SP), marca a data em que 21 trabalhadores Sem Terra foram assassinados na Curva do S, em Eldorado do Carajás, no Pará.

Com a presença confirmada dos músicos Otto e João Camarero, o Sarau recebe ainda o jornalista Xico Sá e o coordenador nacional do MST, João Pedro Stedile, que lançará na ocasião o VII Congresso do Movimento, a ser realizado em julho deste ano, em Brasília.

A programação marcada por poesia, música e mística, reunirá militantes do MST na capital paulista, além de convidados de organizações e movimentos populares no marco da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, que mobiliza todo o país durante o mês de abril.

Foto: Wellington Lenon

Relembrando os Sem Terra tombados em Carajás, mas reafirmando a necessidade da luta pela terra e pela Reforma Agrária na atualidade, o Sarau pretende ainda posicionar o conjunto das lutas organizadas pelo Movimento Sem Terra no último período também como necessárias para quem está nas cidades.

Ainda como parte da programação da atividade, a Cozinha Dona Ilda Martins, servirá uma variedade de pratos que vão compor o cardápio da noite de poesia e música na celebração da luta pela terra. Caldos, petiscos e lanches serão servidos em opção com carne e vegana, além de bebidas variadas.

Congresso Nacional

A noite será marcada ainda pelo lançamento do VII Congresso Nacional do MST que será realizado entre os dias 15 e 19 de julho, em Brasília (DF), com a previsão de reunir 20 mil pessoas durante a sua realização.

Espaço máximo de tomada de decisão do MST, o último Congresso ocorreu em 2014, onde o Movimento apresentou para a sociedade a Reforma Agrária Popular, programa elaborado pelo MST com propostas para o campo brasileiro.

A expectativa é que o Congresso de 2024 atualize esse programa e aprofunde o debate sobre os desafios da luta pela Reforma Agrária no país, bem como as tarefas da organização popular no atual momento político.

*Editado por Solange Engelmann