Tchau, César Lira!

Movimentos do campo em Alagoas fazem lavagem do INCRA após saída de bolsonarista

Em ato simbólico, camponeses e camponesas lavam a sede da superintendência do INCRA em comemoração da exoneração do superintendente César Lira
Foto: Anidayê Angelo / MST em AL

Por Lara Tapety/ Comunicação da CPT
Da Página do MST

Na manhã de hoje (16) organizações e movimentos populares do campo de Alagoas realizaram um ato público na superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com lavagem da entrada da sede do órgão com ervas e sal grosso, pela exoneração do superintendente César Lira, publicada no Diário Oficial da União desta terça.

A perspectiva é que, com a exoneração de César Lira do cargo, seja possível retomar iniciativas para o avanço das políticas de Reforma Agrária no estado.

A exoneração do superintendente foi uma reivindicação constante dos segmentos que lutam pela terra desde a chegada de Lula à Presidência da República, em janeiro de 2023. Foram feitas inúmeras denúncias de que manter Lira, um bolsonarista de carteirinha, à frente do Incra no estado seria como deixar uma raposa cuidando de um galinheiro. Inimigo declarado das famílias Sem Terra, o superintendente era tido como um dos entraves para as políticas agrárias voltadas para a agricultura familiar camponesa. Frequentemente, adotava uma postura divisionista, anticomunitária e intimidadora nas áreas de assentamentos e acampamentos. 

Conscientes de que as mudanças realizadas pelo novo governo não viriam de uma hora para outra, as organizações buscaram o diálogo articulado entre os órgãos dos Governos Federal e Estadual. 

Foto: Anidayê Angelo / MST em AL

Entretanto, mesmo após tratativas de que as negociações entre as representações dos agricultores seriam realizadas diretamente com o Incra Nacional, o superintendente César Lira, contrariando o que foi definido, continuou a adentrar nas comunidades, acompanhado de policiais federais e policiais militares à paisana armados, para fazer seus discursos falaciosos. 

O então superintendente, primo do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, insistia na deslegitimação das organizações sociais e na criminalização destas e de seus dirigentes; prometia recursos imediatos de créditos diversos – desde o apoio inicial, fomento, semiárido e outros, junto a empresas que teriam sido credenciadas pelo Incra – ainda que representantes do governo em nível nacional tenham informado que não aconteceria tais credenciamentos com a atual gestão da SR-22 em Alagoas.

Em fevereiro deste ano foi acordado que César Lira seria exonerado até o mês de abril, independentemente de ser candidato ou não nas eleições de outubro. Na reunião estavam presentes, além de representantes do MDA, do Incra e de movimentos e organizações sociais de Alagoas, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, e vários membros do seu governo.

Após dezenas de cartas, notas, ofícios e reuniões, as organizações e movimentos sociais agora estão em frente ao prédio do Incra para dizer: “Tchau”, sem o “querido”. As famílias Sem Terra mostram que nas terras de Palmares, símbolo da resistência de Zumbi e Dandara, a luta pela terra segue firme contra a exploração, o racismo ambiental, o latifúndio e o agronegócio.

A lavagem da SR22-AL do Incra também faz parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, que mobiliza camponeses e camponesas de todo país em luta pelos seus direitos, por melhores condições de produzir alimentos saudáveis e pelo combate à fome no campo e na cidade. 

Confira o processo de luta pela exoneração de César Lira:

26 de janeiro de 2023 – Nota ao Diretório do PT em Alagoas e ao deputado federal Paulo Fernandes (PT).

02 de fevereiro de 2023 – Nota ao ministro Paulo Teixeira.

10 de março de 2023 – Nota de esclarecimento.

29 de março de 2023 – Nota ao ministro Paulo Teixeira.

09 de abril de 2023 – Acampamento Mestre Sávio Almeida, na Praça Sinimbu, Centro de Maceió (AL).

10 de abril de 2023 – Nota pública e ocupação da sede do Incra em Alagoas.

18 de abril de 2023 – Reunião com o ministro Paulo Teixeira, em Brasília (DF).

07 e 08 de agosto de 2023 –  Marcha em Defesa da Democracia e por Reforma Agrária em Alagoas.

08 de agosto de 2023 – Reunião com o presidente do Incra Nacional, César Aldrighi, em Maceió (AL).

18 de dezembro de 2023 – Reunião com o presidente do Incra Nacional, César Aldrighi, na Barra de São Miguel (AL).

19 de janeiro de 2024 – Carta ao ministro Paulo Teixeira.

07 de fevereiro de 2024 – Reunião com o ministro Paulo Teixeira; presidente do Incra Nacional, César Aldrighi; com presença do governador de Alagoas e vários membros do seu governo.

21 de março de 2024  –  Carta à diretora de Desenvolvimento de Assentamentos do Incra, Rose Rodrigues.

11 de abril de 2024 – Mais uma carta ao ministro Paulo Teixeira.

*Editado por Fernanda Alcântara