Debate

Movimentos recebem Erika Hilton em debate sobre a luta no campo e na cidade

A iniciativa é uma construção do BR Cidades e MST, em parceria com o Projeto Brasil Popular, a Editora Expressão Popular, Fiocruz e o Armazém do Campo
Foto: Zeca Ribeiro

Por Wesley Lima
Da Página do MST

Nesta próxima sexta-feira (19/4), a partir das 15h, a Casa Popular, localizada na Alameda Nothmann – 806, em São Paulo, receberá a deputada federal Erika Hilton (PSol), em uma plenária aberta para os paulistanos e paulistanas para debater os desafios e as perspectivas da luta pela terra no campo e na cidade.

A iniciativa é uma construção do BR Cidades e MST, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a editora Expressão Popular, o Projeto Brasil Popular e Armazém do Campo.

Na programação estão previstas a realização de uma visita pelas dependências da Casa Popular, recém inaugurada no Campos Elíseos, na região central de São Paulo; uma mesa de debate no auditório da Casa Popular; e atividades culturais no espaço do Armazém do Campo, localizado no térreo do prédio.

A mesa principal da plenária vai contar com a presença da deputada Erika Hilton, da arquiteta, urbanista e professora Ermínia Maricato, representando o BR Cidades, e de militantes que integram o Coletivo LGBTI+ do Movimento Sem Terra.

Com o objetivo de avançar na construção de políticas públicas que unem o campo e a cidade no fortalecimento da produção de alimentos saudáveis, o centro do debate envolve a necessidade de articular movimentos e organizações sociais na luta contra à fome, principalmente no estado de São Paulo, onde os números são alarmantes.

Segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan), os dados apontam que atualmente existem entre 6 a 7 milhões de pessoas passando fome (insegurança alimentar grave) e outros 14 a 15 milhões sofrem por não ter comida de qualidade suficiente (insegurança moderada).

Programação

15h – Abertura da Plenária
15h15 – Mística e fala de saudação com Isabela Soares, da Fiocruz
15h30 – Mesa com Erika Hilton, Ermínia Maricato e militantes do MST
16h10 – Apresentação Armazém do Campo e agradecimentos
16h40 – Atividades culturais
18h – Atração artística – Daniel Montelles

*Editado por Fernanda Alcântara