Meio Ambiente

União e Resistência: Comunidade se une para preservar árvores centenárias

Campanha busca preservar árvores centenárias em Roraima
Foto: MST

Da Página do MST

Na noite do último domingo (14), a sede do Ponto de Cultura Ulisses Manaças, em Boa Vista (Roraima) foi palco do lançamento de um videoclipe em apoio a uma campanha que tem ganhado força nos últimos meses. O objetivo principal da campanha é evitar o corte de três majestosas sumaúmas, árvores centenárias de grande importância cultural para a região, que atualmente correm o risco de serem derrubadas pela prefeitura. 

A campanha, iniciada há alguns meses, conta agora com um número considerável de apoiadores, que contribuíram para o evento realizado no último domingo. O Instituto Social Irmã Doroty foi um dos principais articuladores do evento, que também marcou a 13ª Amostra de Cinema dos Direitos Humanos. Cerca de 200 pessoas se reuniram no local para prestigiar o lançamento do videoclipe e acompanhar a mostra de cinema.

O evento contou com diversas atrações, incluindo a cantora local Milena Makuxi, que tem se destacado nos últimos anos por seu talento e desenvoltura. Também se apresentaram o grupo Afroxé de Iemajá e o cantor local Ben Charles, proporcionando aos convidados momentos de entretenimento e reflexão.

O evento não apenas celebrou a cultura local, mas também evidenciou a importância da união e da resistência em prol da preservação ambiental e cultural. A mobilização da comunidade e o apoio de tantos indivíduos e grupos demonstram que é possível, através da ação coletiva, proteger e valorizar o patrimônio natural e cultural de nossa região. A campanha para salvar as sumaúmas continua, e eventos como esse mostram que a comunidade está unida e determinada a garantir um futuro sustentável para as gerações futuras.