40 Anos MST

Exposição com artistas internacionais celebra os 40 anos do Movimento Sem Terra

Evento de arte ocorre em parceria entre o Instituto Tricontinental, Alba Movimentos, Assembleia Internacional dos Povos e o MST
Imagem: Reprodução Tricontinental

Por Juca Oliveira
Da Página do MST

No próximo dia 23 de abril será inaugurada a exposição online em comemoração aos 40 anos de lutas e resistência do MST, que conta com a contribuição de artistas de todo o mundo. A mostra física é composta por 40 cartazes diferentes, que foram selecionados por uma equipe de curadoria do evento.

Não foi uma escolha fácil, por conta da qualidade dos materiais que recebemos. De fato, havia muitas ilustrações interessantíssimas. No primeiro momento que paramos para dar uma olhada nas artes, percebemos que seria preciso ampliar o quórum daquele espaço para que mais pessoas, de diferentes espaços, pudessem levantar sugestões de como trabalhar todo este material da melhor forma possível”, pontua Luiz Felipe Albuquerque, do Setor de Comunicação do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social.

Luiz Felipe também comentou que foram convidados diversos setores do MST, como educação, cultura, formação, a própria comunicação e a livraria Expressão Popular, para que mais pessoas pudessem ter acesso e conhecimento do que havia sido produzido.

Além do Instituto Tricontinental, a exposição também ocorre em parceria entre com a Alba Movimentos, Assembleia Internacional dos Povos e o MST. O projeto buscou reunir artistas populares de todo o mundo que utilizaram seus processos de produção artísticos, para retratar aspectos importantes da história de luta de um dos maiores movimentos sociais do mundo, o MST.

A proposta era trabalhar com quatro possíveis temas, a serem explorados em cartazes, dos quais seriam selecionados 40 para a impressão e exibição em uma mostra física; as outras obras também serão incluídas em uma exposição virtual.

Depois de algumas idas e vindas, chegamos ao número de 40 ilustrações que daremos mais destaques em outras atividades que ainda surgirão mais para frente. Neste primeiro momento, lançamos a exposição online que traz todas as artes que dialogavam com a proposta sugerida, destacando as 40 escolhidas por este grupo que mencionei acima,” concluiu Albuquerque.

A mostra online estará disponível a partir do dia 23 de abril, e também pode ser conferida em exposição física completa, com todas as obras selecionadas, durante o 7º Congresso Nacional do MST, previsto para ocorrer entre os dias 15 a 19 de julho deste ano, em Brasília.

*Editado por Solange Engelmann