Rio Grande do Sul

MST monta mais um acampamento em Encruzilhada do Sul, no RS

Com quase 200 famílias, o novo acampamento pauta a retomada da luta pela terra no estado
Foto: Gabriela Souza

Por Katia Marko
Da Página do MST

Na tarde desta sexta-feira (19), nasce em Encruzilhada do Sul o acampamento Sepe Tiaraju, às margens da Rodovia 471. A bandeira do MST tremula em meio aos sons de pregos, martelos e serrotes, e a lona preta, novamente virando barraco.

As famílias não param de chegar, já são quase 200. Uma assembleia de abertura foi realizada por volta das 15h, com mística e debate, quando se definiu o nome do acampamento.

A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, com o lema “Ocupar para o Brasil Alimentar”.

O novo acampamento busca pautar a retomada da luta pela terra no Rio Grande do Sul, avançar no assentamento de todas as famílias acampadas no estado e no acesso de crédito para as famílias assentadas.

Foto: Gabriela Souza

Abril é o mês que entrou para a história da luta pela terra no Brasil, após o Massacre de Eldorado do Carajás, quando 21 Sem Terra foram brutalmente assassinados pela polícia militar do estado do Pará, em 1996. Neste 2024 os Sem Terra relembram os 28 anos de impunidade do Massacre, “e nenhum segundo esquecemos nossos mártires. O luto ainda marca a luta dos camponeses até os dias atuais”, afirmam os trabalhadores/as do MST.

Lutamos pela Reforma Agrária para que a terra cumpra sua função social. Queremos produzir alimentos saudáveis para o povo brasileiro e cuidar da natureza!

Ocupar para o Brasil Alimentar!

*Editado por Solange Engelmann