Arte

Organizações lançam exposição on-line com obras em homenagem aos 40 anos do MST

As obras já estão disponíveis para visualização no site do MST
Imagem: Duda Bastos

Da Página do MST

Ao longo do segundo semestre de 2023, centenas de artistas se dedicaram a produzir ilustrações para a chamada de arte “MST 40 anos”. Organizada pelo próprio Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em parceria com o Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, a Assembleia Internacional dos Povos e a Alba Movimentos, o convite para os artistas foi feito com o propósito de celebrar as quatro décadas de existência do MST, completados neste ano de 2024, procurando refletir sobre o legado, a luta e as conquistas dos Sem Terra.

Após um processo cuidadoso de olhar e análise em cada uma das mais de 150 inscrições realizadas, a exposição on-line “MST 40 anos” reúne mais de 130 ilustrações, que expressam as diversas dimensões da luta pela terra.

Na exposição on-line, é possível conferir o resultado do trabalho dos diversos artistas, com destaques para as 40 artes selecionadas que irão compor outros materiais ao longo do ano.

Imagem: Duda Oliveira

Todo o processo enriquece e embeleza ainda mais a luta da classe trabalhadora, em especial, a luta camponesa, além de trazer reflexões sobre os desafios que o MST e os trabalhadores/as tem pela frente.

A organização da exposição acredita que o propósito da arte é ser relevante para os principais processos históricos e contemporâneos do nosso tempo.

“Os artistas têm a função, entre muitas outras, de criar um fervor apaixonado na sociedade que possa alimentar uma nova cultura, ao fazerem alusão à realidade e chamarem atenção para certos problemas. A arte é fundamental para inspirar as sensibilidades da classe trabalhadora e do campesinato e inspirar novas propostas culturais e retomar a utopia por um novo horizonte, inaugurando uma nova humanidade”, destaca trecho do texto das organizações responsáveis pela exposição.

Clique aqui e confira a exposição na íntegra.

*Editado por Solange Engelmann