Solidariedade

Campanha de Solidariedade do MST para o RS conta com apoio de Wagner Moura e outros artistas

A divulgação da campanha chegou a mais pessoas e lugares com a ajuda das redes sociais dos artistas que apoiam o MST, em mais uma campanha de solidariedade
Wagner Moura, ator e cineasta. Foto: MST

Da Página do MST

O início de maio marcou mais uma ação de solidariedade construída pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), desta vez focado para as pessoas atingidas pelas chuvas e enchentes no estado do Rio Grande do Sul. Com a situação atual pela qual o estado se encontra, o Movimento uniu forças para criar a Campanha de Solidariedade Sem Terra ao Rio Grande do Sul.

Além da arrecadação feita pelo site Apoie.se e das doações via pix, que já somam mais de 90 mil reais, também estão produzindo vídeos com o apoio de figuras públicas como Wagner Moura, Anelis, Lenine, Daniel de Oliveira, Paulo Miklos, Bianca Bin, Humberto Carrão, Rodrigo Amarante, além de diversos outros artistas que estão chamando as pessoas para doar e apoiar essa campanha.

“O Movimento Sem Terra lançou uma campanha de apoio às vítimas da calamidade do Rio Grande do Sul. É de fato uma das maiores tragédias que eu me lembro de ter acontecido no Brasil”, Wagner Moura.

São mais de 2 milhões de pessoas afetadas pelas fortes chuvas e enchentes no estado, e mais de 500 mil desalojadas. De acordo com o relatório da Defesa Civil, divulgado neste domingo (12), 143 pessoas perderam a vida, 125 estão desaparecidas e 806 ficaram feridas. A cada dia esses números aumentam, e qualquer ajuda que possa chegar até essas pessoas é necessária.

Além das cidades, assentamentos e acampamentos da região também foram atingidos, todos precisando de doações de alimentos não perecíveis, roupas, produtos de higiene e medicamentos. Para isso, além das doações em dinheiro, o Movimento também converteu o Galpão Elza Soares e a Casa dos Movimentos Carlito Maia, ambos no bairro Campos Elíseos, em São Paulo, onde todos esses itens podem ser doados.

“Não foram só as cidades, grandes cidades que foram afetadas, o campo foi gravemente afetado e o MST mais uma vez levanta uma cozinha solidária e faz um movimento de transporte de todas as doações de qualquer lugar do Brasil para o Rio Grande do Sul”, Anelis Assumpção.

Em Viamão, um dos assentamentos atingidos montou uma Cozinha Solidária e está produzindo 2.000 marmitas todos os dias para os desabrigados da chuva. A solidariedade Sem Terra aumenta a cada dia, mais cozinhas foram criadas para produzir marmitas para as pessoas afetadas na região, mostrando que a união e força coletiva é capaz de unir pessoas em prol de algo maior.

“Praticamente todo o Estado foi atingido, cidades e o campo, centenas de famílias assentadas também perderam tudo, portanto o povo Sem Terra, o povo do Rio Grande do Sul precisam, necessitam de nossa ajuda”, Lenine.

Para organizar o recebimento das doações, foram organizados pontos de coleta no Rio Grande do Sul, São Paulo e Belo Horizonte, nesses locais os voluntários separam e distribuem todos os materiais que vão chegar às pessoas afetadas.

Como doar para o Rio Grande do Sul

Para contribuir com a campanha do MST, clique aqui ou faça um pix para os dados bancários a seguir:

PIX: 09352141000148 

Banco: 350

Agência: 3001

Conta: 30253-8

CNPJ: 09.352.141/0001-48

Nome: Instituto Brasileiro de Solidariedade

“É muito importante agora, porque a velocidade em que esse projeto do MST traz é vital, cozinhas solidárias, brigadas de limpeza, é ajuda em assistência de saúde mental e física, isso tudo sem recurso demora, não chega e é muito importante e urgente”, Rodrigo Amarante.

Se você ainda não doou, ajude a campanha do MST, se já fez a sua doação, compartilhe com amigos e familiares para que essa ação de solidariedade chegue a mais pessoas.

*Editado por Fernanda Alcântara