Religiosidade

Papa Francisco abençoa bandeira do MST em evento na Itália

João Pedro Stedile participou de evento pela 'construção da paz' em Verona, na Itália
Foto: Reprodução/Vatican Media

Da Página do MST

Durante uma cerimônia que reuniu 12 mil participantes em Verona, Itália, o Papa Francisco concedeu sua bênção à bandeira do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A ocasião especial, denominada “Arena da Paz”, aconteceu no sábado (18) e contou com a presença de João Pedro Stedile, da direção nacional do MST, que solicitou a bênção papal. “Quando ele benzeu a bandeira, me disse que estava rezando pela pronta recuperação de todas as famílias gaúchas”, expressou Stedile.

A cerimônia foi documentada pelo Vatican News, o canal oficial de notícias do Vaticano, e as imagens mostram o momento em que Stedile entrega a bandeira ao Papa. “Francisco, te peço que abençoe nossa bandeira, do [Movimento dos] Sem Terra, que estamos sofrendo embaixo d’água no Rio Grande do Sul e te agradeço por suas orações. Força Francisco! Até os 100, hein?!”, disse Stedile ao pontífice.

Stedile também teve a oportunidade de discursar para os presentes, transmitindo as esperanças e lutas dos Sem Terra do Brasil. Ele concluiu sua mensagem com os versos do bispo Dom Pedro Casaldáliga, ressoando o sentimento de solidariedade: “Malditas sejam todas as cercas; malditas todas as propriedades privadas que nos impedem de viver e amar”.

Esta não é a primeira vez que o Papa Francisco faz saudações ao MST. Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, o Vaticano mandou uma carta aos movimentos populares, em nome do pontífice, agradecendo pela distribuição de alimentos feito pelo MST.

*Editado por Solange Engelmann