MST e Futebol

Final da 3ª Edição da Copa da Reforma Agrária reúne atletas de assentamentos e acampamentos no CE

Competição envolve aproximadamente 3 mil atletas das áreas de Reforma Agrária, de 42 municípios cearense
Foto: Comunicação MST/CE 

Por Aline Oliveira CE
Da Página do MST

Neste sábado, 1º de junho, assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária do Ceará realizam a final da 3ª edição da Copa Estadual da Reforma Agrária. A disputa pelo título acontece a partir das 14h, no Estádio Raimundo Oliveira, em Caucaia.

A Copa da Reforma Agrária é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Esporte, executada pela Associação de Cooperação Agrícola do Estado do Ceará (ACACE), com o apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Desde 2019, a Copa vem promovendo a inclusão da juventude camponesa por meio da prática do futebol. Nesta edição, a competição contou com a participação recorde de 125 equipes, envolvendo mais de 3 mil atletas de 42 municípios cearenses, nas categorias masculina e feminina, com duração de três meses, compreendendo as fases municipal, regional e estadual. O campeonato será transmitido ao vivo no Youtube do Movimento Sem Terra.

A Copa deixa como legado a oportunidade de os jovens das áreas de Reforma Agrária praticarem um esporte tão importante quanto o futebol, podendo inclusive trazer chances para o futebol profissional”, destaca Denilson Alves, da coordenação da Copa.

Na final masculina, o assentamento Novo Horizonte, de Tururu, enfrenta o assentamento Massapê, de Mombaça. Já na categoria feminina, as finalistas são as atletas do assentamento 10 de Abril, do Crato, e do assentamento Transval, de Canindé.

Foto: Comunicação MST/CE 

A Copa é um espaço de reafirmação de que os assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária são espaços de cultura, esporte e lazer para a juventude, garantindo um direito que sempre foi negado aos povos do campo”, conclui Denilson.

*Editado por João Carlos