Atingidos por Barragens

Nota pública do MST sobre acordo de Mariana-MG

Posição do MST sobre acordo assinado hoje, 25/10/2024, para os direitos coletivos dos atingidos pelo desastre em Mariana
Foto: Agatha Azevedo

Da Página do MST

O MST destaca a importância do acordo assinado hoje, 25/10/2024, para os direitos coletivos dos atingidos, em especial ao povo Sem Terra, que vive nos 37 assentamentos ao longo da Bacia do Rio Doce.

Viemos ao longo desses 9 anos lutando por justiça e construindo o Programa Popular de Agroecologia da Bacia do Rio Doce.

Conseguimos comprovar que é com  a organização popular que se faz uma reparação integral, diante dos grandes crimes da mineração.

Hoje com nós temos mais de 2 mil hectares em processo de restauração ambiental, com educação popular e ampliação da produção de alimentos saudáveis.

Abre-se um tempo de muita esperança de avanços a partir da repactuação assinada hoje. Temos a certeza de que com a oportunidade de ampliação de nosso Programa de Agroecologia, poderemos alcançar mais milhares de hectares de plantio de florestas nativas e aumentar para grandes escalas a produção de alimentos saudáveis.

Reparar o crime cometido é obrigação das empresas e do Estado, assim como lutar  é tarefa dos que constroem as transformações sociais, para que crimes como este não saiam impunes e não se repitam nunca mais.

Será um tempo de muito trabalho, com esperança de muitos avanços.

Contudo, o MST reafirma seu compromisso histórico com a luta por justiça social e ambiental, para que os governos e as empresas cumpram com suas obrigações.

Seguiremos mobilizados, pois para o MST, o acordo não representa uma anistia pelos crimes cometidos, mas um passo para a justiça.

A luta do povo sem terra seguirá firme pela reconstrução dos territórios atingidos de forma justa e por reforma agrária.

Direção Nacional
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.