Campanha de Alfabetização

Começa a ação oftalmológica do Sim, Eu Posso! em Maricá/RJ

Serão 11 dias de ação oftalmológica, prevendo o atendimento de aproximadamente 70 pessoas por dia
Educando José Airton do distrito Ponta Negra, realiza exame oftalmológico, Maricá (RJ), 2024. Foto: Cadu Sousa

Por Comunicação Sim, Eu Posso!
Para Página do MST

Nesta quinta-feira (31), a jornada de alfabetização Sim, Eu Posso! em Maricá, Rio de Janeiro, iniciou mais uma etapa de ação oftalmológica que permite aos educandos(as) que participam das aulas da Primeira e Segunda Fase de Alfabetização, o acesso a óculos.

Os primeiros atendimentos foram efetuados na sede do polo Qualifica Maricá de Ponta Negra com educandos(as) que residem no distrito, e vai até esta sexta, 01 de novembro.

O cronograma de ação contínua com os educandos(as) em outros distritos da cidade, entre às 9h até às 18h, durante os dias 05, 06 e 07 de novembro, com educandos(as) do distrito de Itaipuaçu, na sede da Incubadora de Inovação Social em Tecnologias de Maricá. Já a terceira semana de atendimento acontece nos dias 11 e 12 de novembro, no distrito Inoã, na sede do Projeto Qualifica Maricá do distrito. Finalizando com o atendimento dos educandos do distrito Sede, no Centro Médico Vitória durante os dias 13, 14, 18, e 19 de novembro.

O processo é gratuito e garante a triagem oftalmológica, com equipamentos e especialistas visuais, realizando o exame de pessoas que apresentam necessidades visuais. Após o exame, os educandos(as) escolhem a armação de seus óculos.

A ação se faz necessária durante o desenvolvimento do ensino e aprendizagem da jornada de alfabetização permitindo “um melhor acesso ao material de leitura dos educandos(as), na sua maioria pessoas idosas, mas também jovens com problemas de visão, que precisam ser atendidos para que isto não interfira na aprendizagem deste novo código que é a leitura e escrita”, comentou a Paula França, Coordenadora Geral da Jornada Sim, Eu Posso! em Maricá.

Educandos(as) do Sim, Eu Posso! participam do primeiro dia de ação oftalmológica no distrito Ponta Negra, Maricá (RJ). Foto: Cadu Sousa

A dona Laurita de Jesus e seu esposo José Airton de 71 anos de idade, educandos(as) da turma que funciona na Escola Municipal Manoel Ribeiro, do distrito Ponta Negra, expressaram sua gratidão pela ação. “Está sendo muito boa porque ajuda a gente a ler e escrever quando a gente está em sala de aula, e como o doutor falou, cada dia que vai passando a gente vai tendo dificuldade para ver. Então, é ótimo ter novamente o exame e ter óculos”, afirmou José Airton.

Ambos participaram da formatura que alfabetizou mais de mil maricaenses no ano de 2023, e hoje, continuam na Segunda Fase de Alfabetização, no aprimoramento da leitura e escrita.

Equipe do Sim, Eu Posso! junto aos educandos Laurita de Jesús, José Airton e Josias Angemirro, Maricá (RJ), 2024. Foto: Cadu Sousa

A Jornada de Alfabetização Sim, Eu Posso! é realizado pela Prefeitura de Maricá em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) através do Instituto de Ciência Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), a Secretária de Economia Solidária (ECOSOL) e o Instituto Singular de Ideias Inovadoras (ISII).