Agricultura Familiar

Programa Mais Gestão fortalece associações e cooperativas no Maranhão

Projeto busca capacitação e organização para associações e cooperativas no Maranhão, fortalecendo a agricultura familiar, ampliando mercados e promovendo inclusão social
Encontro Programa Mais Gestão. Foto: Elitiel Guedes

Por Elitiel Guedes
Da Página do MST

Em recente encontro na Universidade Federal do Maranhão – UFMA, membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), representantes de associações de comunidades tradicionais e técnicos do programa Mais Gestão destacaram os impactos dessa iniciativa na organização, qualificação e acesso a políticas públicas para essas entidades. O programa, voltado ao fortalecimento da agricultura familiar e à capacitação de entidades como associações e cooperativas, tem como objetivo alcançar avanços significativos para assentamentos e territórios tradicionais do Maranhão.

Alzerina Montelo, técnica do programa, ressaltou o momento que trás boas expectativas. “Estamos vivendo um momento importante, que é esse do Programa Mais Gestão, que busca capacitar associações e cooperativas, preparando melhor seus representantes e jovens para dar continuidade às entidades. O objetivo é organizar e regularizar as documentações, para que possam acessar políticas públicas e comercializar seus produtos de forma eficiente”, explicou.

Encontro Programa Mais Gestão. Foto: Elitiel Guedes

O contador e economista Rodolfo, da equipe do programa, destacou a relevância do suporte técnico às organizações do terceiro setor. “O terceiro setor é essencial para suprir demandas não atendidas pelo Estado ou pelo mercado. A iniciativa de capacitar associações e cooperativas promove maior eficiência na gestão de recursos e no atendimento às necessidades sociais, econômicas e ambientais das comunidades”, afirmou.

Ana Almeida, militante do MST e presidente da Cooperativa Mista dos assentamentos de Reforma Agrária da Regiao Tocantina, destacou os avanços proporcionados. “Esse projeto é essencial para nos mantermos organizados e com objetivos claros. Nossa cooperativa está buscando acessar projetos com o Terrassol através do INCRA, o Procaf e iniciativas voltadas para a juventude, como o Fundo Casa, que explora a importância da tecnologia nos assentamentos. Nossa maior cadeia produtiva atualmente é o leite, mas também produzimos farinha e arroz”, compartilhou.

Irlândio, representante da Associação dos Produtores Rurais do Povoado Perna, do
município de Itapecuru Mirim, reforçou o impacto do programa em sua comunidade. “Esse encontro nos traz conhecimento e nos ajuda a alcançar objetivos que, sozinhos, seriam impossíveis. A importância do programa está em desenvolver nossa gestão e organização, fortalecendo nossa capacidade de captar recursos e promover o desenvolvimento local”, destacou.

Com o foco na capacitação em associativismo e cooperativismo, o Programa Mais Gestão também busca consolidar redes de comercialização e ampliar as oportunidades de mercado para produtos da agricultura familiar, dando assistência técnica para 40 entidades nos estados do Maranhão, Piauí, Pará, Tocantins e Roraima. Assim, contribui para o fortalecimento das associações e cooperativas no Maranhão, impulsionando a economia local e a inclusão social.

Encontro Programa Mais Gestão. Foto: Elitiel Guedes

Nessa etapa do programa estão recebendo assistência técnicas 15 entidades no Maranhão, 9 no Pará; 6 no Piauí, 5 em Roraima e 5 no Tocantins. O programa Mais Gestão tem financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), por meio da Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar (SEAB).

*Editado por Fernanda Alcântara