Palestina Livre!
Dia da Terra Palestino: Atos no Brasil denunciam retomada de genocídio em Gaza
Neste sábado (29/3), ruas de todo o país se unem em solidariedade à Palestina. Plantio de oliveiras, protestos e arte denunciam a limpeza étnica. Participe!

Da Página do MST
No próximo sábado, dia 29 de março, no marco do “Dia da Terra Palestina”, será realizada uma série de manifestações em solidariedade ao povo palestino, denunciando a aliança entre Donald Trump e Benjamin Netanyahu, que perpetua o genocídio do povo palestino. As ações são convocadas pela Frente Nacional pela Palestina, que reúne organizações árabe-palestinas, movimentos populares, centrais sindicais e partidos políticos. A manifestação principal ocorrerá às 11 horas na Praça Oswaldo Cruz, seguida de uma caminhada até a Praça do Estado Palestino (verificar nome oficial), onde ocorrerá o tradicional plantio de oliveiras, além de apresentações e instalações artísticas.
Messilene Gorete, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), afirma que “neste Dia da Terra Palestina, semeamos resistência, solidariedade e cultivamos esperança. Da Palestina ao campo brasileiro, a luta pela terra é a luta pela dignidade, pela memória e pelo futuro dos povos que nela vivem e resistem”.
Ricardo Haesbaert, da Associação Cultural José Martí do Rio Grande do Sul, ressaltou a importância da mobilização. “Nesta data, devemos denunciar ao mundo o massacre israelense perpetrado pelos sionistas em Gaza. Devemos nos mobilizar local e internacionalmente para que a Palestina seja libertada e o genocídio seja interrompido definitivamente”. Em Porto Alegre, todos os ativistas em solidariedade estão convocados a sair às ruas e participar do ato a ser realizado no sábado, dia 29 de março, às 18h, na Praça Peri Machado, Menino Deus.
Um dia de luta e memória
Todos os anos, o povo palestino comemora o Dia da Terra Palestina com protestos e atividades que reafirmam seu vínculo histórico com a terra. Esta data, que faz parte do calendário nacional palestino, remonta à resistência contra o confisco de 2.000 hectares de terras palestinas na Galileia em 30 de março de 1976. Em resposta a essa expropriação, houve uma greve geral, que foi brutalmente reprimida pelo exército israelense, deixando dez palestinos mortos e centenas de feridos.
Desde então, o Dia da Terra tem sido comemorado anualmente com o plantio de oliveiras e diversas mobilizações que simbolizam a resistência palestina. Em 2018, a data marcou o início da Grande Marcha do Retorno em Gaza, onde milhares de palestinos marcharam pacificamente em direção à barreira sionista exigindo seu direito de retorno. A resposta israelense foi novamente letal, deixando milhares de mortos e feridos.
Este ano, o Dia da Terra Palestina assume uma importância crucial em meio ao genocídio em Gaza e à intensificação da limpeza étnica na Cisjordânia. A mobilização internacional torna-se mais urgente do que nunca para denunciar as atrocidades do Estado israelense e fortalecer a solidariedade com o povo palestino em sua luta por justiça e autodeterminação.
Aqui estão as cidades que se mobilizarão no Brasil:
SÃO PAULO: 29/3, Plaza Oswaldo Cruz, 11h;
BELO HORIZONTE: 31/3, Asamblea Legislativa (ALMG), 10h;
RIBEIRÃO PRETO: 29/3; Esquina Democrática, (Calçadão), 9h30;
BRASILIA: 30/3 en el Eixão Norte, 10h;
PORTO ALEGRE: 29/03, Praça da Rua Peri Machado, 18h;
BOA VISTA: 30/03, Praça Germano Sampaio, 17h;
SANTO ÂNGELO: 29/03 Esquina Democrática, 11h.
BELÉM: 30/3, Praça da República, 9h.
SANTA CRUZ DO SUL: 30/3, Plaza de la Cultura, 18.30 h.
RÍO DE JANEIRO: 28/3, Candelária, 15.00 h.
GOIÂNIA: 2/4, Auditorio Carlos Eurico (Ayuntamiento de Goiânia), 19.00 h.
CAMPINAS: 28/3, MIS Campinas (proyección de la película Tantura), 19h30
RECIFE: 28/3, Noche de la Intifada – Cocina Palestina y Resistencia, 19.00 h
SÃO LUÍS: 30/03, panfletagem na feirinha da cidade, 10h;
FLORIANÓPOLIS: 02/04, Exibição do filme “No Other Land” e debate, no Paradigma Cineart, Rod. José Carlos Daux (SC 401), n° 8600, sala 2, bloco 8, 19h;
*Editado por Fernanda Alcântara