Dilemas da Humanidade

Fernando Haddad abre encontro de intelectuais que debate saídas às crises do capitalismo

Evento reunirá mais de 70 intelectuais e lideranças políticas de mais de 20 países entre os dias 7 e 10 de abril, em São Paulo

Conferência Dilemas da Humanidade. Foto: Divulgação

Da Página do MST

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participará da mesa de abertura da conferência Dilemas da Humanidade: Perspectivas para a Transformação Social na próxima segunda-feira (7), às 19h, na PUC em São Paulo, campus Monte Alegre. O ato que dará início ao evento ainda contará com a presença da estadunidense Claudia de la Cruz,diretora executiva do Internatinal Foundation for Community Organizing, e do historiador indiano e diretor do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, Vijay Prashad.

A atividade, que pretende ser um marco histórico na avaliação das possíveis saídas às diversas crises que a humanidade enfrenta, reunirá mais de 70 intelectuais e lideranças políticas de mais de 20 países entre os 7 e 10 de abril. A abertura do dia 7 acontece excepcionalmente na PUC; os demais debates serão realizados no Sesc Pompéia, das 10h30 às 20h.

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, os economistas Luiz Gonzaga Beluzzo, Márcio Pochmann (IBGE), João Pedro Stédile (MST) e Paulo Nogueira Batista Jr. (ex-diretor-executivo no FMI e ex-vice-presidente do Banco dos BRICS) estão entre os confirmados.

Além de representantes nacionais, diversos outras personalidades  renomadas do debate econômico e político internacional também estarão presentes, como Hector Alonso Romero Gutiérrez (chefe do escritório da Comissão Reguladora de Energia do México), a indiana Surajit Mazumdar (Professora do Centro de Estudos Econômicos e Planejamento da Universidade Jawaharlal Nehru), o russo Aleksei Mozhin (Diretor Executivo do FMI), a economista marroquina Najib Akesbi e o sul-africano Duma Gqubule (Fundador do Center for Economic Development and Transformation).

A Conferência é reservada para integrantes convidados, porém é possível se inscrever para abertura do evento, adquirindo ingresso gratuito por meio do site sympla;  profissionais da imprensa poderão acompanhar o evento integralmente a partir da admissão via formulário de credenciamento.

A proposta é que os participantes debatam e proponham soluções econômicas e sociais concretas para as diversas crises causadas pelo capitalismo em todo o mundo, além de atuar no combate à fome, às desigualdades sociais e à crise ambiental.

Informações gerais

Abertura do evento

Data: 7 de abril 

Local: auditório 239 da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na R. Ministro Godói, 969, às 19h.

Conferência Dilemas da Humanidade

Data: De 8 a 10 de abril de 2025, das 10h30 às 19h.

Local: Teatro do Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93 – Água Branca – São Paulo/SP