Organização Coletiva
MST realizará 35º Encontro Estadual em São Paulo
Atividade deverá reunir cerca de 300 militantes das 10 regionais espalhadas pelo estado

Por Coletivo de Comunicação do MST em SP
Da Página do MST
Neste final de semana, entre os dias 12 e 14 de dezembro, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) reunirá a militância e os dirigentes regionais e estaduais de São Paulo para o seu 35º Encontro Estadual. A atividade acontecerá no Centro de Formação Capaúva, no município de Campina do Monte Alegre, região Sudoeste do estado.
O objetivo do encontro é realizar um balanço das lutas e atividades que ocorreram ao longo de 2025 e projetar ações para o próximo período. Também será central no encontro o estudo e a atualização da conjuntura agrária e política, oferecendo subsídios para identificar os desafios colocados neste tempo histórico e elaborar táticas que resultem no acúmulo de forças políticas para o enfrentamento dos inimigos de classe.
O Encontro Estadual é a culminância de esforços coletivos da militância do MST no estado de São Paulo, que fez sua preparação ao longo das últimas semanas a partir da realização dos Encontros Regionais. São nesses Encontros Regionais, realizados com a base social do movimento, que se constrói a leitura da realidade, a atualização da conjuntura e as projeções. Portanto, a realização desses encontros foi uma etapa fundamental para criar subsídios políticos e teóricos para a construção do Encontro Estadual.
Também são nos Encontros Regionais que as delegações são formadas, reunindo militantes dos assentamentos, acampamentos e cidades onde o MST mantém base organizada.

Para Claudete Pereira, da Direção Nacional do MST, “essa etapa anterior do Encontro, que são os Encontros Regionais, foi fundamental, pois foram as atividades preparatórias nas regiões, com o nosso povo, nossa base. É lá que acontecem os debates que alimentam nosso Encontro Estadual e é lá também que fazemos a divisão de tarefas, o que permite, de fato, uma construção coletiva do Encontro Estadual”.

A programação do 35º Encontro Estadual do MST em São Paulo contará, no primeiro dia, com uma análise de conjuntura, recebendo as contribuições do professor e historiador Valério Arcary, além de Cássia Bechara e Bárbara Loureiro, ambas da Coordenação Nacional do MST. Ainda no primeiro dia, ocorrerá uma mesa de balanço sobre a questão agrária no Brasil, os desafios para 2026 e as perspectivas da Reforma Agrária Popular em São Paulo, com a participação de João Paulo Rodrigues, da Coordenação Nacional do MST; Márcio José, da Direção Nacional do MST; e Joice Lopes, da Direção Estadual do MST.
No segundo dia de encontro, o MST se dedicará ao estudo da organicidade, tendo como provocadores do debate os coordenadores nacionais do Movimento, Cristina Vargas e Neuri Rosseto. Também nesse dia acontecerá a Assembleia das Mulheres Sem Terra e a Mostra da Culinária da Terra de São Paulo.
Por fim, no terceiro dia, a militância se dedicará a eleger seus dirigentes das instâncias estaduais e nacionais, que terão a responsabilidade de zelar pelas linhas políticas e pela organização das ações de luta no próximo período, além de elaborar o calendário organizativo e o planejamento de ações.
O Encontro também será um espaço para acolher e receber os aliados da Reforma Agrária Popular e amigos do MST, como parlamentares, representantes de outros movimentos sociais, sindicatos, universidades, religiosos e outras organizações populares, que poderão debater e confraternizar com a militância Sem Terra.
*Editado por Gustavo Marinho



