Universidade Estadual de Maringá realiza atividades em defesa da Reforma Agrária

Ação integra a Jornada Nacional de Lutas do MST

 

Da Página do MST

 

Nesta sexta-feira (17), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), região norte do Paraná, vai iniciar uma série de atividades em defesa da Reforma Agrária, chamada de Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária.

Para iniciar, estará ocorrendo uma atividade cultural que homenageia os mortos no massacre de Eldorado. Também haverá exposição de documentários, fotos, mesa de debates, místicas/apresentações artísticas, além de feira de produtos agroecológicos e da reforma agrária.

As atividades que são abertas a comunidade acadêmica e pessoas interessadas no debate têm como objetivo promover a reflexão no ambiente acadêmico sobre a urgência da Reforma Agrária e denunciar a violência no campo.

O objetivo é lembrar um dos vários atos de violência sofridos pelos camponeses, mas principalmente do “Massacre de Eldorado dos Carajás”, ocorrido em 17 de abril de 1996, no Pará.  Pelo ocorrido, o dia passou a ser lembrado internacionalmente como o “Dia Nacional de Luta Camponesa” em homenagem a todos e todas que tombaram na luta pela terra e pela democracia no Brasil e no mundo.

Diante de tantas atrocidades cometidas contra os movimentos sociais no passado e atualmente, criminalizando suas lutas, negando seus direitos e ignorando suas reivindicações, a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária da UEM, traz a memória e apoia a luta no campo por meio de diversas atividades realizadas na Universidade e fora dela.

A promoção se dá por diversos órgãos de pesquisa e extensão, assim como por entidades de base sindicais e estudantis e é parte da agenda da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

 

MST-cortada-tent-2.jpg

Veja programação completa:

Data: 17 de Abril de 2015

Hora: 09h

 

Local: No caminho da Biblioteca em direção ao Bloco G34 da UEM – em frente à Tulha!

09h: Abertura com Cerimonial da UEM. Autoridades e Convidados.

09h30: Mística de Abertura – Escola Milton Santos do MST e Abaecatu.

09h50: Vídeo Documentário Massacre de Eldorado de Carajás e Reforma Agrária

10h20: Mesa de Debates;

·       MST do Paraná – 15m

·       Outros – 5m cada! Máximo de 5 intervenções!

·       Abertura debate – 5 intervenções de 3m.

 

11h: Apresentação do grupo Maracatu Ingazeiro e anúncio da restauração dos Totens com a Presença do Artista Autor Jorge Pedro (junto aos mesmos) fora da Tenda!

12h: Intervalo Almoço.

14h: Cine Reforma Agrária: Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida Maringá – Documentário: O Veneno Está na Mesa II.

(completar programação)

 

Durante todo o dia:

Feira da Reforma Agrária e Produtos Agroecológicos. 

 

29 de abril

19h30- Campus de Cianorte: “Educação do Campo e Reforma Agrária”. Convidados: prof. Dr. Fernando Martins (UNIOESTE-Foz do Iguaçu), representante da Direção Estadual do MST/PR.
 

30 de abril

19h30 – Auditório do Bloco I-12: O Campo da Educação do Campo”.
Convidado: Prof. Dr. Fernando Martins (UNIOESTE-Foz do Iguaçu)

 

Inscrições para as atividades devem ser feitas aqui