MST repudia ato violento contra professores e militante na UFT

Um dos agressores é filho do médico Túlio Gomes Franco, que está envolvido em conflitos por terras no estado.

 

 

Da Página do MST

 

O MST no Tocantins se solidarizou através de uma nota com a organização do evento “Resistência Camponesa, Criminalização dos Movimentos Sociais e o papel das Mulheres na Linha de Frente”, realizado no último dia 23 pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Professoras e a militante do MST que proferia a palestra foram agredidas verbalmente por estudantes do curso de medicina do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITEPAC). Não coincidentemente, um dos agressores é filho do médico Túlio Gomes Franco, que está envolvido em conflitos por terras no estado.

 

Confira a posição do MST:

 

Nota de repudio contra Criminalização do Evento Feminista realizado pela UFT em Porto Nacional-TO.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra- MST, no Tocantins, repudia veementemente o ato agressivo de preconceito e discriminação social e sexual praticado por dois jovens, estudantes do Curso de Medicina da Faculdade ITEPAC, do Campus de Porto Nacional.

Na noite do dia 23 de março de 2017, numa das dependências da instituição, estava sendo realizado um evento Feminista promovido pela UFT, organizado e coordenado pela Professora Gleys Ially Ramos dos Santos. No momento estava acontecendo uma palestra ministrada por uma liderança do MST (Zenilda Ferras), cujo tema era Resistência Camponesa, Criminalização dos Movimentos Sociais e o papel das Mulheres na Linha de Frente.

No decorrer de sua fala, a militante do MST abordou o episódio da criminalização que está ocorrendo contra o Movimento no momento em que as autoridades locais espancaram e prenderam injustamente quatro militantes do MST, exatamente no local (Assentamento Retiro) em que o pai de um dos jovens estudantes (Médico Túlio Gomes Franco), está em conflitos com os Sem Terra.

O jovem em tom de arrogância e extrema ignorância proferiu inúmeros palavrões relacionado a preconceito/discriminação social e sexual contra toda equipe que organizara o evento e contra o MST. Uma ação que expõe claramente a postura e o sentimento de criminalização refletida e reproduzida no seio da sociedade conservadora de Porto Nacional, que considera a cidade e o município como propriedade privada, onde tudo deve ser conduzido de acordo com seus interesses.

Afirmamos ainda que vamos continuar lutando pelo direito à terra e contra todo e qualquer tipo de postura que enseja preconceito e criminalização contra qualquer pessoas em detrimento de raça, de cor, de orientação sexual,  de condição financeira, entre outros.

 

 

*Editado por Rafael Soriano