Jovens Sem Terra se formam no Rio Grande do Sul
Formatura de 14 educandos foi realizada no último sábado, na Serra Gaúcha

Por Antônio Kanova
Da Página do MST
No último sábado (7) em Veranópolis, na Serra Gaúcha, aconteceu a formatura da segunda turma do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O curso, que formou 14 educandos oriundos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, aconteceu em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC).
Para Zé Batista, 52 anos, concluir o ensino médio é a possibilidade de continuar estudando.“O que mais quero neste momento é poder continuar os estudos, poder cursar uma universidade e me formar em agronomia”, afirmou.
O percurso até a formatura foi longo. Foram dois anos e meios, divididos em oito etapas que duravam em média 30 dias. Mas, mesmo a dificuldades impostas pela vida não afastaram os educandos e as educandas do sonho de concluir os estudos.
A turma escolheu homenagear a Hugo Chávez. Para os formandos e formandas, Chávez é um símbolo de luta e de perseverança. Aos gritos de “Lula Livre”, a formatura foi regada por mística e luta. Em tempos sombrios, a turma reafirmou o compromisso de seguir lutando e estudando.
*Editado por Maura Silva