Feira do MST reúne milhares em conferência sobre alimentação saudável

Atividade homenageou Paul Singer durante a 3ª Feira Nacional da Reforma Agrária em São Paulo
seminário 03.jpg
 
Por Gustavo Marinho
Da Página do MST
Fotos: Matheus Alves

 
“O MST adota as Feiras como a principal metodologia de debate com a população sobre a Reforma Agrária Popular e a produção de alimentos saudáveis”, destacou João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST. A fala deu início ao espaço que reunia milhares de visitantes no Palco Arena, no Parque da Água Branca: a conferência “Alimentação Saudável: um direito de todas e de todos”, durante a Feira Nacional da Reforma Agrária, em São Paulo.
 
Além do coordenador do Movimento, participaram da conferência o bispo da Igreja Anglicana, Dom Maurício Andrade e a nutricionista Patrícia Jaime, no debate que convocava todos os visitantes da atividade a mergulhar a reflexão que a Feira carrega: a produção de alimentos saudáveis.
 
“O Brasil tem hoje o maior território com potencialidade para produção de alimentos, mas não basta produzirmos qualquer alimento, precisa ser um alimento saudável para o povo”, explicou Stedile ao relatar a atualidade do debate em torno da luta pela produção de alimentos saudáveis.
 

seminario 01.jpg
Ainda de acordo com Stedile, o Movimento, ao fazer coletivamente o debate na luta pela produção de alimentos, dá um passo importante concretizando o projeto de Reforma Agrária Popular, construído pelo próprio MST e que vem pautando as ações do Movimento no último período.
 
“A Reforma Agrária Popular precisa atender as necessidades de todo o povo, resolvendo os problemas das famílias Sem Terra e da desigualdade histórica de nossa sociedade, como também avançando com o paradigma principal que é a produção de alimentos saudáveis para toda a sociedade”, aponta.
 
Stedile reafirmou o papel das Feiras no sentido de ampliar o debate junto à sociedade. “Essa Feira tem se reproduzido em todos os estados do Brasil onde o MST está organizando, combinando a apresentação dos frutos da luta pela Reforma Agrária Popular com as reflexões teóricas que nos ajudem a a aprofundar o debate com o conjunto do povo”, refletiu o militante.
 
“Nosso modelo de produção de alimentos passa necessariamente pela diversidade de cultivos, do envolvimento do conjunto da família, das ações cooperadas e da necessidade da aplicação da agroecologia, das técnicas e saberes populares. Por isso a Reforma Agrária Popular vai muito além da luta pela terra: é lutar por conhecimento, por cultura, pela agroecologia, pela educação e tudo isso está expresso em nossas Feiras”.
 
“Alimentação saudável é mais que ingestão de nutrientes”
 
Patrícia Jaime, nutricionista e militante do campo da alimentação e nutrição em saúde coletiva e do SUS, destacou a Feira como um espaço “pedagógico e transformador”. 
 
“A Feira em São Paulo é a grande demonstração do real significado da Reforma Agrária para a cidade: a Reforma Agrária Popular”, disse Patrícia.
 
Segundo a nutricionista é preciso romper com o discurso hegemônico incorporado no que diz respeito à alimentação saudável: “alimentação saudável é mais do que ingestão de nutrientes, é entender o que estamos comendo, de onde veio nossa comida, quem produziu e, com isso, fortalecemos um sistema alimentar que promova justiça social”.
 

seminario 06.jpg
“A comida faz parte da construção da nossa identidade individual e coletiva, faz parte da nossa cultura e é por isso que esse debate precisa chegar a todo mundo”, reforçou Patrícia ao denunciar a retirada da identificação dos alimentos transgênicos nos rótulos. “Na calada da noite tivemos essa derrota e, além da redução dos nossos hábitos culinários – de cozinhar nossa comida –, a dificuldade na informação são os nossos principais obstáculos na luta pela alimentação saudável”.
 
Já Dom Maurício Andrade, representante da Igreja Anglicana e do Movimento Ecumênico, fortaleceu a ideia da defesa coletiva da alimentação saudável como equivalente à defesa da vida. “A religião e a alimentação estão bastante ligadas, celebramos a comunhão e a comunhão precede partilha, comunidade e essa Feira representa a grande comunhão da alimentação saudável, alimentação essa que simboliza a vida e, por isso, precisamos defendê-la”, comentou Dom Maurício.
 
“É muito simbólico que essa Feira aconteça em São Paulo e aqui, em uma das principais cidades do país, poder dialogar sobre a relação do campo com a cidade a partir da Reforma Agrária Popular, ampliando o debate com o povo de que o MST nessa Feira dá um exemplo”, ressaltou Andrade.
 
 
Paul Singer, presente!
 
Ainda no início da conferência, a mística Sem Terra com a música, poesia e a resistência relembraram Paul Singer, economista e um dos precursores do conceito de economia solidária no Brasil, falecido no último mês de abril.
 
seminário 00.jpg
“Paul foi um homem de ideias simples, que pensava o povo simples. Suas ideias seguem importantes e é por isso que ele está e sempre estará presente em nós”, destacou Francisco Dal Chiavon, da coordenação do MST, durante a homenagem.
 
Com o mote de que o país precisa se encher de Reforma Agrária Popular, a Feira, com suas cores, cheiros e povo, celebrou na conferência a luta pela terra e a organização dos camponeses e camponesas em todo o país. A 3ª edição da Feira da Reforma Agrária segue com programação no Parque da Água Branca, Zona Oeste de São Paulo, até o próximo domingo (06).
 
Confira o especial da 3ª Feira Nacional da Reforma Agrária clicando aqui.
 
*Editado por Rafael Soriano