Atos em defesa da educação são realizados em todo país nesta quinta-feira
Da Página do MST
Milhares de pessoas saíram às ruas de todo Brasil em defesa da Educação no último dia 15 de maio. Hoje (30), pelo corte de 30% do orçamento das universidades federais, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) e contra a reforma da Previdência do governo Bolsonaro (PSL), que ameaça o direito a aposentadoria e favorece o sistema financeiro, a população volta às ruas de todo país.
Confira abaixo alguns estados mobilizados até o começo desta tarde:
Pernambuco
Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, professores, alunos e representantes de partidos, associações e movimentos populares saiu em caminhada pelas principais ruas do Centro da cidade carregando cartazes e gritando palavras de ordem em favor da educação.
No Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) campus Caruaru e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi aprovada a paralisação das aulas nesta quinta.
Bahia
Na Bahia, professores e estudantes realizaram um ato nesta manhã no Centro de Salvador. A concentração começou por volta das 9h, no Largo do Campo Grande. Manifestações também foram realizadas em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Amargosa, recôncavo da baiano.
São Paulo
Em Presidente Prudente, no interior de SP, uma aula pública sobre os cortes na educação reuniu estudantes e professores. Um grande mobilização está marcada para às 17h no Largo da Batata.
Brasília
Cerca de 10 mil pessoas retomam a esplanada dos ministérios em Brasília em mobilização contra a política de cortes na educação do Governo Bolsonaro.
Alagoas
Em Delmiro Gouveia, no Alto Sertão de Alagoas, representantes de movimentos populares, estudantes e professores, marcharam pelo Centro da cidade. Em Penedo, região sul do estado, manifestantes também realizaram atos contra os cortes do governo Bolsonaro e em defesa da educação.
*Esse balanço é preliminar e será atualizado de acordo com a chegada de informações.
**Para ver mais fotos e vídeos sobre os atos em todo Brasil, acesse as nossas redes oficiais no Facebook, Twitter e Instagram.