Em Pernambuco, equipe do Incra inicia vistoria na Fazenda Recreio

Informativos – Últimas do MST
Em Pernambuco, equipe do Incra inicia vistoria na Fazenda Recreio

03/01/2005

Com Agência Brasil

Uma equipe técnica formada por agrônomos, topógrafos e pessoal de apoio da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Pernambuco inicia nesta segunda-feira o processo de vistoria da Fazenda Recreio, no município de Passira, na região do agreste.

A idéia é avaliar o imóvel rural, de 700 hectares, para destiná-lo à Reforma Agrária. No local, dois trabalhadores rurais Sem Terra assassinados no ano passado.

Por causa do clima de tensão na área, a equipe de vistoria será acompanhada por agentes da Polícia Federal.

O trabalho do grupo, que deve ser concluído em 10 dias, consiste em medir a área cercada, calcular a produção, fazer levantamento das benfeitorias e avaliar o grau de aproveitamento da propriedade.

Histórico

No dia 05 de novembro de 2004, as 180 famílias acampadas na fazenda foram despejadas por policiais e pistoleiros e tiveram seus pertences queimados. Um dia depois, pistoleiros cercaram o acampamento provisório, tentado amedrontar as famílias. No dia 17 de dezembro, os irmãos Francisco Manoel de Lima, 28 anos, e Edilson Rufino da Rocha, 36, foram assassinados.