Ribeirão Preto faz Marcha pela Paz
Em 4 de outubro, a comunidade do Sitio Pau D’alho – Centro de Formação Sócio-agrícola Dom Helder Câmara – participou da Marcha pela Paz e Natureza em Ribeirão Preto (SP). A celebração do Dia de São Francisco de Assis contou com a presença das Irmãs Franciscanas da Penitência, da Jufra (Juventude Franciscana), Cáritas, Rede Estadual de Educação, moradores de rua, CPT (Comissão Pastoral da Terra), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), entre outros.
A passeata começou com o ato na Praça XV, reunindo 250 pessoas. Após percorrer as principais ruas da cidade, mais um ato foi realizado em frente à Catedral São Sebastião. O Arcebispo Dom Joviano, que participou da manifestação, ressaltou a importância da união de todos os movimentos sociais e da comunidade para lutar pela paz entre os povos. Logo depois, a caminhada seguiu para a Câmara dos Vereadores, onde foi encerrado o ato com a entrega de propostas de melhorias em prol da comunidade.
No entanto, o presidente da Câmara Municipal, vereador Silvio Martins, se negou a receber as propostas dos manifestantes. A assessoria alegou que ele estava em reunião.
Entre os temas do manifesto estavam a necessidade de pôr um fim nas queimadas, que prejudicam o meio-ambiente, a defesa do Aqüífero Guarani e a retomada de uma política de direitos humanos. Ribeirão Preto foi duramente atingida com a crise de segurança pública vivida no estado de São Paulo esse ano.