Cáritas comemora 50 anos de ação social no país
A Cáritas Brasileira, organismo da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) que atua no combate a exclusão social, comemora 50 anos esse mês. O aniversário está sendo festejado durante o 3º Congresso Nacional da entidade, que acontece de 8 a 12 de novembro, em Aracaju (SE).
O evento reúne cerca de 500 pessoas, entre agricultores familiares, indígenas, assentados, quebradeiras de coco, jovens, agentes Cáritas, representantes das entidades-membro, além de parceiros nacionais e internacionais.
A programação do Congresso inclui um resgate histórico da atuação da Cáritas, realização de mini-assembléias sobre mística e espiritualidade e um painel com o tema “O futuro da Cáritas e a Cáritas do futuro”, sobre os desafios para os próximos anos.
Foi organizada também uma Feira de Economia Popular Solidária, para comercialização de produtos dos vários empreendimentos solidários e cooperativas acompanhadas pela entidade. A feira funcionará nos dias 10 e 11 de novembro e será aberta ao público.
O encerramento do evento acontece nas margens do Rio São Francisco, na Diocese de Própria, onde será realizada uma celebração eucarística em comemoração aos 50 anos da Cáritas. Na ocasião, os romeiros serão convidados a recolher um pouco da água do rio e levar como lembrança para seus estados com o compromisso simbólico de cuidar e preservar a natureza.