Trabalhador rural é assassinado em Aliança

Em 20 de dezembro 2006, o trabalhador rural José Gomes foi assassinado no Engenho Natal, município de Aliança (PE). Segundo informações de moradores, quatro pessoas encapuzadas e fortemente armadas entraram Engenho Natal às 21h00 perguntando pelas lideranças da CPT (Comissão Pastoral da Terra). Em seguida, atearam fogo em uma das casas e balearam Gomes em sua residência.

O Engenho Natal faz parte do complexo Usina Aliança, que faliu em 1996. Os moradores da antiga usina, sem receber seus direitos trabalhistas, passaram a reivindicar a desapropriação dos 22 engenhos, que somam 7.300 hectares. Desde 1998, a Usina Aliança acumula uma dívida de mais de 250 milhões de reais, segundo o governo federal. Após dez anos, apenas cinco engenhos destinados à Reforma Agrária, entre eles o Engenho Natal.

A violência é constante na região. Entre os casos mais recentes estão o de Ivanildo Ferreira de Lima, assassinado em 18 de outubro de 2003, e de Severino José da Silva, assassinado em 19 de novembro de 2003. As famílias e a CPT já denunciaram várias vezes o clima de terror, mas nada foi feito.