MST constrói Escola de Agroecologia no Maranhão
O MST no Maranhão avança na criação de um projeto de Escola de Agroecologia para estudos e pesquisas nessa área. A proposta surgiu da necessidade de se buscar alternativas para a agricultura familiar no estado, hoje atrelada às demandas do agronegócio.
Além disso, a proposta visa a criar um espaço físico que possa abrigar os cursos que o MST desenvolve com os camponeses da região. Atualmente cerca de 500 jovens fazem parte do projeto de formação nos cursos de magistério, técnico agrícola e técnico em saúde comunitária.
A Escola, que tem nome provisório de Bosque de Agroecologia, será construída no Assentamento Gameleira, município de Governador Edson Lobão, no sudoeste do estado. A área de 90 hectares de reserva ambiental foi doada pelos assentados ao MST. No local os assentados também já desenvolvem experiência agroflorestal.
Em novembro passado participantes do encontro de jovens assentados da região realizaram a limpeza da área e o plantio de árvores. No mês de janeiro foi a vez dos estudantes da Escola Estadual de Formação Política realizarem atividades de plantio. Em março será realizado um grande mutirão com a militância da região para iniciar a construção da Escola.
O projeto já conta com a parceria do Ibama, que além de atuar na orientação da preservação do meio ambiente, também doará mudas de árvores para plantio e animais resgatados de cativeiro.
O projeto da escola está sendo estudado pelo Governo do estado e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), mas outras parcerias também são bem-vindas.