MST faz mais duas ocupações no Maranhão

Trabalhadores rurais Sem Terra ocuparam na madrugada desse domingo, dia 23, mais duas áreas no estado do Maranhão. Cerca de 400 pessoas participaram das ocupações das fazendas Brejinho e Lajeadinho.

No município de Coelho Neto, 150 famílias ocuparam a Fazenda Brejinho, de propriedade do Grupo João Santos, grande concentrador de terras na região. O grupo João Santos também é conhecido por desenvolver na região práticas violentas de apropriação de terras, expulsando posseiros que há décadas estão vivendo no local.

Além de exigir a vistoria da terra para fins de Reforma Agrária os trabalhadores também denunciam o monocultivo de cana-de-açúcar e algodão e as conseqüências dessa prática para o meio ambiente.

Em São João do Paraíso, 255 famílias o MST ocuparam Fazenda da Lajeadinho. A área foi considerada improdutiva segunda vistoria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O MST exige a desapropriação imediata da área.