Grupo do MST faz apresentação em Heliópolis (SP)
O grupo teatral “Filhos da Mãe… Terra”, formado por assentados do MST, faz apresentação para crianças e jovens de Heliópolis, no Centro Educacional Unificado (CEU) Meninos, na região sul da cidade de São Paulo. A atividade faz parte do projeto Parceiros da Criança, promovido pela União dos Núcleos e Associações de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco (Unas).
Depois de abrir a 2ª Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, organizada pela Cooperativa Paulista de Teatro, os atores do MST apresentam à comunidade a adaptação da peça “Posseiros e Fazendeiros”, baseada no texto “Horácios e Curiácios”, do dramaturgo alemão Bertold Brecht.
O “Filhos da Mãe… Terra” foi formado no assentamento Carlos Lamarca, no município de Sarapuí, no interior de São Paulo, em 2003. Atualmente, 13 pessoas fazem parte da equipe. O movimento conta com 35 grupos de teatro em assentamentos e acampamentos pelo país. A brigada nacional de teatro Patativa do Assaré, que organiza atividades de estudos e intervenções, foi criada em 2001, quando começou o processo de formação com teatrólogo Augusto Boal e o Centro de Teatro do Oprimido.
A Unas, entidade que promove a sessão teatral, trabalha com a promoção da organização dos moradores de Heliópolis e também para a melhora da qualidade de vida local desde o final da década de 70. A entidade também organiza o movimento dos moradores e atividades no campo da educação, cultura e arte para diversas faixas etárias.
“Estamos em um processo de estudo com as crianças para a montagem de um grande espetáculo teatral que conte a história da Favela do Heliópolis, suas lutas e seus conflitos atuais. É um grande projeto e estamos tratando de diversos temas com as crianças e adolescentes, como luta de resistência e transformação atuais”, afirma Milene Valentir, integrante da Unas.
O projeto Parceiros da Criança é um dos primeiros projetos na favela, inaugurado em 1998, atende 240 jovens entre 7 a 14 anos. São oferecidas atividades de complementação escolar no campo das artes e recreação, desenvolvimento a leitura e escrita.
O complexo Heliópolis/São João Clímaco, hoje tem uma população estimada em 100 mil habitantes (IBGE), tendo 49% de sua população composta de crianças e adolescentes entre 0 à 21 anos, sendo a maior favela de São Paulo e a 2ª maior favela do Brasil e da América Latina.
O grupo faz duas apresentações às 10h e às 14 horas. A apresentação acontece na Rua Barbinos, 111, em São João Clímaco.