Estudantes e MST organizam I Estágio de Vivência em São Paulo

Entre os dias 5 e 23 de fevereiro, acontece em São Paulo o I Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV). O objetivo do EIV é proporcionar aos estudantes universitários, além de um curso de formação, a possibilidade de vivenciar as realidades dos assentamentos e acampamentos de Reforma Agrária.

O Estágio será realizado em acampamentos e assentamentos do MST na região de Ribeirão Preto, estado de São Paulo. Durante 18 dias os estudantes estarão em contato com a realidade cotidiana dos trabalhadores rurais. A proposta pedagógica e metodológica têm como pressuposto o movimento da realidade.

O EIV vem sendo realizado em diferentes regiões do Brasil desde 1988. Em São Paulo, há 13 anos MST e estudantes da UNESP de Botucatu organizam um Estágio de âmbito local, na região de Itapeva. No último ano, estudantes de várias regiões do estado iniciaram, juntamente ao MST, a organização do I EIV estadual, que agora será concretizado.

O I EIV-SP contará com espaços onde serão trabalhados temas como: Ideologia e Hegemonia; Noções de Economia Política; América Latina; Juventude, Cultura e Valores; Gênero e Sexualidade; Questão Agrária; Questão Energética; Ética Militante; Organização Popular; Instrumentos de Luta; Educação e Capitalismo; Extensão; Movimento Estudantil; Agroecologia.

Assim, a expectativa é que o I EIV-SP contribua para despertar nos estagiários e nas estagiárias o interesse pela realidade sócio-política brasileira e latino-americana e o compromisso com a classe trabalhadora, abrindo portas para a construção de valores humanistas e para seu engajamento militante.

Um dos objetivos do I EIV-SP é contribuir para o estreitamento de laços entre o movimento estudantil e o MST em São Paulo, contribuindo assim para uma maior interlocução destes atores na construção de um projeto em comum e nas ações concretas. O I EIV-SP é organizado em conjunto pelo MST/SP, entidades estudantis e grupos de extensão que atuam no estado.

As inscrições, que foram abertas no início de dezembro, permanecerão até o dia 17 de dezembro. Ao todo, serão vinte e cinco vagas. A inscrição pode ser solicitada pelo e-mail [email protected]
.