Pré-assentamento celebra seis anos de resistência no DF

No último sábado (31/05), trabalhadores rurais Sem Terra do Distrito Federal celebram seis anos de resistência e conquistas. Em maio de 2002, cerca de 300 camponeses ocupavam pela primeira vez a área do pré-assentamento Oziel Alves II, conhecido como Pipiripau, no município de Planaltina. Naquele dia, os Sem Terra denunciavam que a área, de 2,4 mil hectares, era um dos muitos assentamentos “fantasmas” criados durante o governo FHC, sem infra-estrutura ou sequer famílias instaladas.

Naquela mesma época, o então Secretário de Agricultura do Distrito Federal, Pedro Passos, propôs um acordo com a Superintendência Regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para o assentamento de famílias no local – com a condição de que pudesse escolher as pessoas a serem assentadas. Os trabalhadores passaram a denunciar, então, a intenção do Secretário em transformar a área em “curral eleitoral”.

Resistentes aos recorrentes despejos (muitos deles violentos), os Sem Terra seguiram ocupando a terra e assumiram o compromisso de transformá-la, produzindo alimentos e recuperando sua biodiversidade – já que o nível de degradação ambiental era alto quando foi ocupada. Para desenvolver uma ocupação sustentável do solo por meio do cultivo de árvores nativas, já foram plantadas cerca de 15 mil mudas de árvores no local.

Em 2007, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios tomou conhecimento do projeto dos acampados e passou a apoiar a legalização do assentamento na área que, atualmente, possui 168 famílias, distribuídas em parcelas provisórias de aproximadamente sete hectares cada. Agora, a decisão cabe ao Incra e ao Governo do Distrito Federal, a quem pertencem as terras.

Para comemorar os seis anos de luta que se completam e exigir a legalização do assentamento, os trabalhadores realizaram um dia inteiro de celebrações que teve início às 10h, contou com almoço coletivo, confraternização, práticas esportivas, show popular e outras diversas atrações.

O pré-assentamento Oziel Alves II fica na altura do quilômetro 45 da rodovia BR 020 (Belém- Brasília), entre os municípios Planaltina (DF) e Formosa (GO), cerca de 5 km após o posto São Roque.