Polícia despeja mais um acampamento do MST no RS
Cerca de 150 policiais da Brigada Militar e do Batalhão de Operações estão neste momento (29/07) realizando o despejo de 70 famílias na cidade de Gramado dos Loureiros, na região Noroeste do Rio Grande do Sul. Parte das famílias estão acampadas na faixa de domínio da RS-324 e outra parte em um assentamento do MST no local.
A reintegração de posse da faixa de domínio da rodovia foi pedida pelo DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem). No entanto, a Brigada Militar afirma que irá despejar todo o acampamento, indenpendentemente de parte dele estar em uma área particular, no caso o assentamento.
As famílias denunciam que esta é mais uma tentativa da Brigada Militar – com o apoio do Governo do Estado – de desmobilizar e criminalizar o MST. Desde que a governadora Yeda Crusius assumiu o poder, a Brigada Militar está em ofensiva contra as famílias sem terra. Ao mesmo tempo, o governo do Estado não tem nenhuma política para a reforma agrária no RS e nem mesmo para a agricultura familiar, disponibilizando recursos apenas para o agronegócio e para as papeleiras na Metade Sul.