Sem Terrinha se mobilizam por escola no Maranhão
As mais de 700 crianças que participam do V Encontro Estadual dos Sem Terrinha no Maranhão realizaram nesta segunda-feira (27/10) uma grande manifestação, que exigiu escolas para os assentamentos.
As crianças saíram em caminhada pelas principais ruas de São Luis e ocuparam o pátio interno do Palácio do Governo onde se realizou as negociações. Sob as palavras de ordem “ou sai nossas escolas ou paramos o Brasil”, os Sem Terrinha entregaram ao governador Jackson Lago uma pauta com todas as demandas de escolas para assentamentos.
O governador afrimou que todas as reivindicações são prioridades do seu governo e se comprometeu a reunir-se com seu secretariado para estudar um plano que atenda às reivindicações, apresentando-o ainda neste ano para o MST.
Alám da caminhada e da ocupação do Palácio do Governo as crianças ainda realizaram uma grande panfletagem, denunciando o modelo do agronegócio, que impede o acesso a uma alimentação saudável e mais barata para as populações pobres.
O V Encontro dos Sem Terrinha do Maranhão, que vem sendo realizado desde sábado 25 termina nesta terça-feira (28/10). Durante as atividades as crianças deram uma aula de participação e de responsabilidade. Quando todas passaram a manhã do domingo na praia, nenhuma criança foi impedida de se banhar. Todas se comportaram muito bem, assim, nenhum incidente ocorreu.
Além de se divertirem bastante, os Sem Terrinha ainda participaram de mais de 30 oficinas promovidas por amigos do MST, desenvolvendo práticas como a da leitura, reciclagem, grafite, artesanatos e outras.