Mulheres do MST reocupam engenho em Pernambuco
Mulheres do MST reocuparam nesta terça-feira (8/3), com mais de 90 famílias, o engenho Cachoeira Dantas, localizado no município de Água Preta, mata sul de Pernambuco.
Latifúndio de conflitos históricos e perseguições de milícias locais, a área já foi vistoriada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com 600 hectares e avaliada como improdutiva. “Esta ocupação denuncia a grande violência gerada no campo. Todos os três despejos foram executados com muita violência, derrubando escolas e moradias”, afirma a coordenação estadual do MST em nota. Dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT) indicam que, nos últimos anos, Pernambuco destacou-se entre os estados em que mais foram encontrados trabalhadores em situação de escravidão nos canaviais: 369 trabalhadores libertados só em 2009.
A ocupação faz parte da Jornada Nacional de Mulheres Camponesas na Luta Contra o Agronegócio e Contra a Violência: por Reforma Agrária e Soberania Alimentar , em comemoração ao Dia Internacional de Luta das Mulheres . Atos, marchas, protestos e atividades de formação e estudos acontecem desde a semana passada em todas as regiões do país, realizados pela Via Campesina.