Fora Bolsonaro
5 motivos que levam novamente os movimentos sociais a ocuparem as ruas neste sábado (24)
Da Página do MST
No próximo sábado, 24 de julho, os movimentos sociais brasileiros, além de movimentos e organizações em outros países, realizam mais um conjunto de manifestações por mais vacina, auxílio emergencial de R$ 600 e emprego, além do “fora Bolsonaro” e outras reivindicações.
Até o momento já foram confirmados mais de 200 atos no Brasil e em dez outros países, no ato 24J. Quer saber quais motivos levam novamente os movimentos sociais a ocuparem as ruas no próximo sábado? Confira abaixo cinco pontos de pauta das mobilizações:
1.Contra o aumento da fome no Brasil!
Cerca de 19 milhões de pessoas passaram fome durante a pandemia do coronavírus no Brasil, aponta estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).
Isso significa que mais da metade dos domicílios brasileiros sofreu algum tipo de privação.
2. Para denunciar as mortes de mais de 545 mil pessoas pela Covid-19 e exigir vacina já para toda população brasileira!
Grande parte das mortes pela doença poderiam ter sido evitadas com a compra de vacinas pelo governo Bolsonaro, aliada a um plano nacional de imunização eficiente e campanhas nacionais para o uso de medidas não farmacológicas, como o distanciamento social, uso de máscara e álcool gel (70%).
3. Pelo Auxílio Emergencial de R$ 600 para que os/as trabalhadores/as brasileiras, em situação de vulnerabilidade social tenham o direito garantido de permanecer em isolamento social, preservando sua segurança e de sua família até o fim da pandemia.
4. Para denunciar os supostos esquemas de corrupção, envolvendo Bolsonaro e seu governo, na aquisição de vacinas contra a covid-19, apontado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que investiga as ações e omissões do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus.
Como o suposto caso de corrupção na venda da vacina indiana Covaxin contra a covid-19, da Bharat Biotech, pela intermediária Precisa Medicamentos ao Ministério da Saúde.
5. Pelo impeachment de Bolsonaro!
A pressão das ruas é fundamental para pressionar o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a colocar em votação os mais de 120 pedidos de impeachment do presidente da República.
*Editado por Gustavo Marinho