Solidariedade
Por um Brasil livre da fome, 8 mil marmitas serão doadas em conjunto ao Armazém do Campo São Paulo
Por Lays Furtado
Da Página do MST
No marco das comemorações dos 5 anos do Armazém do Campo São Paulo e com o lema “Por uma Brasil livre da Fome”, o MST e a Campanha “Gente é pra Brilhar, Não pra Morrer de Fome” realizam a partir desta quarta-feira (28/7) até o dia 2 de agosto um grande ato de solidariedade na metrópole paulistana com doações de 8 mil marmitas.
Com a ação, serão beneficiadas milhares de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade alimentar. Alimentos saudáveis produzidos em assentamentos da Reforma Agrária Popular foram doados para a produção das marmitas. Além disso, outras organizações parceiras da iniciativa doaram alimentos in natura, como o Instituto Chão, Fruto Imperfeito e o Fundo Agroecológico (FUA).
“Então já são mais de 20 cozinhas organizadas com as equipes que vão receber a doação do arroz do MST, o arroz orgânico que vem de Santa Rita, do Rio Grande do Sul, da cooperativa que é a maior produtora de arroz orgânico da América Latina”, explica Carla Bueno, militante Sem Terra e uma das coordenadoras da Campanha “Gente é Pra Brilhar, Não Pra Morrer de Fome”.
“A gente espera construir uma rede permanente para seguir articulado nessa luta contra a fome na cidade”, comenta Carla sobre as expectativas dessa iniciativa para além da ação comemorativa. Considerando que mais de 117 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar e 19,1 milhões de brasileiras(os) passando fome, segundo dados levantados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan), em dezembro de 2020.
Entre a programação das atividades solidárias, o próximo sábado (31/7), será o dia “D” das doações, data em que se comemora a inauguração da rede de Armazéns do Campo. E será marcado pela entrega de marmitas na própria sede do Armazém do Campo São Paulo, localizado nos Campos Elíseos. Contando com a presença de convidadas(os) e de João Pedro Stédile, da direção nacional do MST, que irá preparar um caldeirão de arroz carreteiro orgânico para a doação das marmitas.
*Editado por Solange Engelmann