Formação Política
ENFF e Coletivo de Formação do MST realizam ciclo de estudos virtuais em comemoração aos 102 anos de Florestan Fernandes
Por Wesley Lima
Da Página do MST
Com as presenças já confirmadas de estudiosos da história política brasileira e da América Latina, como da doutora em sociologia, Eliane Veras Soares, do escritor, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e intelectual marxista brasileiro, José Paulo Neto, e do jornalista, pesquisador e produtor cultural, Vladimir Sacchetta, a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) realiza a partir de 22 de julho, uma série de estudos virtuais no YouTube do MST.
A data de início não foi escolhida por acaso, ela marca o nascimento do intelectual Florestan Fernandes, que também dá o nome a Escola Nacional do MST, no estado de São Paulo.
O encontro do dia 22 acontece das 19h às 21h e terá como tema “As eleições e a Luta Política Revolucionária”, com as exposições de Eliane Veras e Vladimir. A ideia deste espaço é discutir o processo de mobilização e a concepção de Florestan Fernandes sobre a tarefa do parlamento e do programa político na construção do Brasil, com foco na luta de classes e nos desafios impostos aos trabalhadores e as trabalhadoras do campo e da cidade.
A transmissão do primeiro ciclo de estudos acontecerá por aqui:
Esse será o primeiro de três encontros. O segundo, está marcado para setembro, com o tema “A Revolução e a Contra Revolução no Brasil” e o terceiro, em novembro, “Poder e contra poder na América Latina”.
Um dos objetivos do ciclo de atividades formativas, é que elas possam contribuir para motivação da militância Sem Terra ao estudo das obras e do pensamento de Florestan Fernandes. Além disso, o espaço pretende projetar a abertura de um curso de especialização sobre as obras do Florestan, previsto para 2023.
Conheça a ENFF
Inaugurada no dia 23 de janeiro de 2005 e batizada em homenagem ao sociólogo e político brasileiro Florestan Fernandes, a escola se tornou referência internacional por unir a prática com a teoria política. Ao longo dos seus 17 anos, militantes, dirigentes e quadros de organizações populares, que lutam pela construção de mudanças sociais em vários países, estudaram a fundo clássicos da teoria política nacional e internacional.
Com cursos que duram de uma semana a três meses, lecionados por professores e intelectuais voluntários, a ENFF também oferece formações com foco em diversos temas como questão agrária, marxismo e feminismo e diversidade.
Durante o período mais duro da pandemia da Covid-19, foi inaugurado, em parceria com o Coletivo Nacional de Formação do MST, uma série de cursos virtuais, que hoje encontram-se organizados no site Formação em Movimento.
*Editado por Solange Engelmann