Jornada de Lutas
Jornada Nacional das Crianças Sem Terrinha: Viva a Democracia!
Por Lays Furtado
Da Página do MST
Este ano, mais uma vez o MST lança a Jornada Nacional das Crianças Sem Terrinha, desta vez com o lema: “Viva a democracia!”, com uma programação diversa de atividades nas escolas, cirandas e espaços comunitários das áreas de acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária Popular, que acontecem durante todo o mês de outubro.
A Jornada de 2022 propõe celebrar a democracia e tudo o que ela envolve nas áreas de Reforma Agrária, na luta por um Brasil e um mundo melhor para todas as crianças do campo e da cidade, construindo um mês inteiro de brincadeiras, estudos e mobilizações coletivas. “Para que as crianças desde cedo, na sua comunidade, na sua escola, na sua família possam debater e conhecer o que é democracia, para que este poder popular possa ser exercido desde a infância”, explica Flávia Tereza, do Setor de Educação do MST.
Entre os temas que envolvem à programação, com a participação de Sem Terrinhas e educadores/as, serão desenvolvidas atividades relacionadas à luta por escolas, com atividades voltadas para fomentar à educação, à alimentação saudável e agroecologia previstas no Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis; entre outras atividades que visam projetar o internacionalismo e a solidariedade como valores cultivados também pelas crianças; por isso, este tema não podem estar fora da Jornada.
Durante este mês também celebramos o lançamento da mais uma nova edição da Revista Sem Terrinha que aborda os motes da Jornada, com uma leitura criativa e ilustrada. A nova edição da revista tem o título: “Um parque chamado mundo” e endossa atividades que vão desde a produção de cartas, poemas, desenhos, músicas, caça-palavras, entre outras ações propostas que relacionam à esfera lúdica e social do lugar que as crianças ocupam no mundo.
Entre as diversas atividades programadas será realizada a terceira Assembleia Nacional Sem Terrinha, na próxima terça-feira (11), que ocorre de forma virtual e deve reunir à criançada do MST de todas as grandes regiões do país, com muita animação e mobilização que acontecem desde cada território da luta da Reforma Agrária, mobilizando as aventuras dos Sem Terrinhas na construção do Poder Popular para o país.
*Editado por Solange Engelmann