Festa Camponesa
Organizada pela Via Campesina, VII Festa Camponesa começa nesta sexta-feira (14) em Rondônia
Por Janelson Ferreira/Via Campesina
Da Página do MST
A partir desta sexta-feira (14), inicia-se em Jaru, Rondônia, a VII Festa Camponesa. Organizada pela Via Campesina (CPT, IPER, MAB, MPA e MST), com apoio da Rádio Interativa, a atividade será uma mostra da produção de alimentos, diversidade cultural e de saberes das famílias camponesas do estado.
Este ano, a Festa traz o lema “Democracia e esperançar: produzindo alimentos saudáveis e justiça social na Amazônia”. Ao todo, é esperada a passagem de mais de 10 mil pessoas pela Festa. Para garantir sua realização, 500 camponeses estão envolvidos na organização da atividade.
“Este é um momento no qual apresentamos para a população que vive na cidade toda a riqueza e diversidade do povo camponês”, explica Leila Meurer, da coordenação da Via Campesina em Rondônia. Segundo Meurer, as famílias camponesas de Rondônia constroem um amplo processo de preparação para a Festa. “Ela é importante para as famílias porque é uma forma de diálogo com a sociedade, de mostrarmos que no campo não existe só agronegócio, mas também uma agricultura camponesa pujante e resistente”, destaca.
Entre os destaques da programação, na parte da manhã de hoje aconteceu uma Análise de Conjuntura Nacional e Internacional e à tarde, a partir das 14h, as mesas “Os desafios da produção de alimentos saudáveis e justiça social na Amazônia” e “Democracia e esperançar”, que busca debater questões latentes em Rondônia atualmente. A última atividade do dia será o Ato Político Cultural pela Democracia Popular, a partir das 20h, com show de Pereira da Viola.
No sábado (15) ocorrerão diversos Seminários Temáticos e Oficinas Práticas ao longo do dia. Os destaques ficam para o momento de Troca de Sementes, a partir das 11h30min, as apresentações de artistas populares de Rondônia e o forró camponês com a banda Matinê, a partir das 22h.
No último dia (16), a partir das 7h da manhã, acontece o Café Camponês. Este é um dos momentos mais tradicionais da Festa, com a expectativa da presença da população de toda cidade de Jaru. Todo o alimento consumido durante o Café será doado por famílias camponesas ligadas à Via Campesina em Rondônia.
De acordo com Fred Santana, da coordenação da Via Campesina em Rondônia, as famílias camponesas também têm expectativas para o Café. “Por meio do Café exercitamos nossa solidariedade, que é trazer para a cidade e compartilhar com o povo o que temos de melhor em nossa produção e não o que está sobrando”. Santana aponta que esta produção de alimentos é um dos grandes potenciais da agricultura camponesa. “Não queremos produzir soja para virar ração, nosso foco é a produção de alimentos saudáveis, livre de veneno, de trabalho escravo e de destruição da natureza”, finaliza.
*Editado por Maria Silva