Nota de Pesar
Nota de Pesar do MST para Cesar Vieira (Idibal Piveta)
Da Página do MST
Ontem, 23 de outubro de 2023, faleceu César Vieira, advogado, diretor, dramaturgo que contribuiu para a história do teatro brasileiro.
Nascido Idibal Almeida Pivetta em 1931, foi um dos fundadores do Teatro Popular União e Olho Vivo.
César teve uma existência necessária para as lutas populares com sua militância, e contribuiu como advogado na defesa de presos políticos durante a ditadura civil militar.
Muitas de suas peças foram montadas por diversos coletivos. O Evangelho Segundo Zebedeu foi adaptado e transformado na Saga de Canudos, recebendo o prêmio Luta pela Terra do MST.
Recentemente a trajetória do TUOV e sua ligação com as comunidades populares resultou em um encontro com a Comuna da Terra Irmã Alberta no Território Cultural Okaracy. Foi apresentada a peça Bom Retiro Meu Amor Ópera Samba, numa troca histórica entre o teatro e a produção rural agroecológica.
Força e solidariedade ao coletivo do Teatro Popular União e Olho Vivo, amigos e familiares de César neste momento de dor.
Sentiremos muita saudade, mas temos certeza de que as sementes deixadas por César continuarão a influenciar corações e mentes das gerações vindouras.
“Sou como soca de cana me cortem que nasço sempre!”
César seguirá presente na nossa busca por um teatro popular. Que seu grande amigo e parceiro Boal organize a chegança de Idibal.
César Presente, Presente, Presente!
Idibal Presente, Presente, Presente!
Território Cultural Okaracy
Comuna da Terra Irmã Alberta
MST em São Paulo