Experiência
BioNatur: conheça a Rede de Produção de Sementes Agroecológicas em Minas Gerais
Por Wesley Lima
Da Página do MST
Já ouviu falar na BioNatur? A marca faz parte da Rede de Sementes Agroecológicas, que é coordenada por uma cooperativa de agricultores e agricultoras da Reforma Agrária, localizada em Candiota, no Rio Grande do Sul. As atividades desenvolvidas pela marca são realizadas por trabalhadores e trabalhadoras, produtores de sementes de diversas espécies, como hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos, através de sistemas de produção de base agroecológica.
Com essa bandeira produtiva, os assentamentos de Reforma Agrária no Norte e no Sul do estado de Minas Gerais tem atuado como guardiões de sementes de algumas culturas produtivas, como o tomate, gergelim, camomila, jiló, alfaces, berinjela, abóbora e outras várias espécies olerícolas, forrageiras e medicinais.
O trabalho ocorre de maneira cooperada e articulada nacionalmente a partir da Rede de Produção de Sementes Agroecológicas BioNatur, através da Cooperativa Agroecológica Nacional Terra e Vida Ltda (COONATERRA).
Os Grupos de Produção de Sementes da BioNatur em Minas estão distribuídos nos municípios de Montes Claros, Capitão Enéias, Engenheiro Navarro, Pedras de Maria da Cruz, Bocaiúva, Januária e Campo do Meio.
Cada unidade de produção tem sua organização específica para a produção de acordo com as características ambientais de cada local e, nesta fase de construção da cadeia produtiva das sementes no estado, alguns espaços foram considerados pioneiros, para que alguns objetivos pudessem ser consolidados.
De acordo com Valteir, um dos produtores de sementes no Norte de Minas, mais que uma empresa, a BioNatur é guardiã das sementes agroecológicas. “Ela [BioNatur] atua onde os agricultores têm dificuldades de guardar, principalmente as sementes de hortaliças no geral e outras variedades”, explica.
Nesta mesma linha, Valteir afirma que “a BioNatur está ligada à produção de sementes e sem a ocupação de terra, sem a terra para produzir, ela não consegue sobreviver”, destaca o produtor.
Sobre a organização do trabalho, ele conta que atualmente a organização da produção de sementes se estabelece no “Campo de Sementes”, e continua: “em 2023, a BioNatur em Minas bateu recorde produtivo. Foi entregue mais de 200 quilos de sementes, superando a última safra”.
Confira o depoimento de Valteir AQUI.
Características ambientais
Em Minas Gerais, as características ambientais são fundamentais para o cultivo, preparo e organização da produção em cada região do estado. Na região Sul, que conta com chuvas relativamente regulares, existe uma aptidão para a produção de culturas medicinais por parte das famílias Sem Terra. A maioria, faz parte do coletivo de mulheres que tem uma atuação permanente na produção, beneficiamento e comercialização de preparados medicinais.
Já no Norte, as condições produtivas estão estritamente vinculadas ao regime pluviométrico, com extensos períodos de seca, que são intensificados pelas mudanças climáticas. Esse aspecto eleva a necessidade de estruturas que garantam a convivência com a seca, sem prejudicar a produção das famílias.
Agroecologia é o Caminho
Ao trabalhar com a agroecologia, entendida pelo MST, como uma base produtiva que implica na construção de novas relações entre os seres humanos e a natureza, a BioNatur se tornou uma experiência pioneira no Brasil e na América Latina. A iniciativa começou com 12 famílias assentadas nos municípios de Candiota e Hulha Negra, no estado do Rio Grande do Sul, e hoje envolve mais de 350 famílias, nos estados no RS e em Minas Gerais.
O principal objetivo é produzir e comercializar sementes agroecológicas que possam ser cultivadas, multiplicadas, conservadas e melhoradas pelos agricultores que as adquirem, expressando seu potencial produtivo e sua capacidade de adaptação às diferentes regiões do Brasil.
*Editado por Solange Engelmann